A idade da sua pele: os tratamentos indicados para cada fase da vida

A partir do 25 até os 30 anos nota-se os primeiros sinais do envelhecimento da pele, principalemnte no rosto por causa das linhas de expressão. Mas é a partir dos 50 que estes sinais se intensificam com a perda de volume, flacidez, sulcus e rugas mais expressivos.

A partir do 25 até os 30 anos nota-se os primeiros sinais do envelhecimento da pele, principalmente no rosto por causa das linhas de expressão. Mas é a partir dos 50 que estes sinais se intensificam com a perda de volume, flacidez, sulcos e rugas mais expressivos.

Você já se olhou no espelho e ficou incomodada com algum sinal na pele do rosto? A resposta é invariavelmente positiva em se tratando das mulheres a partir dos 30 anos. Os sinais do tempo são uma das principais preocupações das mulheres quando o assunto é beleza.

Manter uma pele saudável para cada faixa etária é um objetivo que pode ser alcançado com bons hábitos. Alguns deles você já conhece: pouca exposição ao sol, alimentação saudável e boas noites de sono. Mesmo assim, esses comportamentos sozinhos não conseguem dar conta de evitar o processo natural do envelhecimento. Certos procedimentos e produtos podem ajudar a manter a beleza da pele e corrigir sinais que se formam com o passar dos anos.

Atenção à sua faixa etária. Comece hoje a se cuidar e não tenha pressa de envelhecer.

Aos 20

Nessa idade, o importante é a prevenção – até porque, a não ser em casos isolados de problemas de pele, ainda não há muito a corrigir. A recomendação é ficar atenta à higiene. Usar sabões e cremes que combinem com cada tipo de pele. Caso seja oleosa, por exemplo, aposte em produtos oil free.

Se preferir, converse com o seu dermatologista e comece a tratar a pele desde agora. Além dos cosméticos de uso tópico e nutricêuticos, ou seja, aqueles que auxiliam no tratamento de dentro para fora, existem alguns procedimentos realizados em clínicas dermatológicas capazes de adiar em até 10 anos o processo de envelhecimento. É o caso da luz pulsada, que mantém a pele saudável se for realizada continuamente com intervalos regulares de acordo com a faixa etária. Mas, caso você tenha marcas de acne, por exemplo, os peelings químicos superficiais podem ser uma boa alternativa, bem como tratamentos ablativos como o laser de CO2 ou estimuladores de neocolagenese como o microagulhamento. Se o que incomoda são as sardas, os peelings de cristal (link do blog) renovam a superfície suavizando as manchinhas, atingindo ainda melhores resultados quando combinados com peelings químicos.

Aos 30

Nesta faixa de idade já é possível perceber os primeiros sinais de envelhecimento, mesmo os mais sutis. A espessura da pele começa a diminuir e ocorre uma pequena perda das fibras elásticas, o que causa uma leve flacidez. É quando começa a aparecer o “bigode chinês”, que é o aprofundamento dos sulcos nasolabiais. Para essa fase, um produto indicado pelos dermatologistas é o ácido retinoico, que pode ser encontrando em farmácias, mas exige prescrição médica.

O ácido retinoico é mais forte que os cosméticos e os cosmecêuticos. É considerado um medicamento, ou seja, tem comprovação científica dos resultados, que vão desde o fechamento de poros até a suavização das linhas de expressão.

A aplicação de toxina botulínica pode ser outra alternativa. Mas é importante não exagerar na dose. A recomendação é começar aos poucos para, além de suavizar as pequenas linhas de expressão, prevenir o aparecimento das rugas estáticas, aquelas que ficam visíveis mesmo quando você está com o rosto completamente relaxado.

Aos 40

O colágeno da sua pele está cada vez mais fragmentado, fazendo com que fique menos firme e resistente. Pode ser que, além das rugas inevitáveis, você também perceba algumas manchas, que podem ter sido causadas pela exposição excessiva ao sol.

Nessa fase, o uso de hidratantes é cada vez mais importante porque a pele tende a ficar mais ressecada – a produção de óleos naturais diminui com a idade. Se você já faz uso dos produtos à base de ácido retinoico, continue fazendo e não desista da Luz Pulsada. Se ainda não começou o tratamento esta é a hora de começar. Tratamentos dermatológicos aliados a outros ativos antienvelhecimento, como cremes anti-idade noturnos, não só melhoram a textura da pele, como também estimulam a produção de colágeno que ajuda a firmá-la.

Já os tratamentos em consultório devem ser combinados para ter um resultado harmonioso. A toxina botulínica segue sendo uma boa opção para suavizar as rugas que já existem e prevenir a formação de novas. E sabe aquela impressão de que a pele “murchou”? O ácido hialurônico vai ajudar a repor o volume perdido. Já os peelings químicos de média profundidade renovam as camadas mais profundas da pele, removendo as linhas estáticas mais finas.

Aos 50

Tudo o que já ocorria aos 40 se potencializa nessa época: a pele fica mais flácida, as rugas mais evidentes e as manchas aumentam. Além disso, outra coisa muito comum é a perda do contorno facial, ou seja, você se torna um exemplo vivo do efeito da gravidade. Com a flacidez, a gordura se redistribui e é reabsorvida em áreas como a região dos olhos e as bochechas.

Os procedimentos indicados são os bioestimulantes, como o ácido poli-L-lático, também conhecido como Sculptra. Quando aplicado, estimula uma grande produção de colágeno que está cada vez mais deficiente na pele. Assim, sua face ganha firmeza e elasticidade.

Outros aliados importantes no combate à flacidez são os lasers, como o Ulthera, e a radiofrequência, Exilis Elite, que além de tratar todo o corpo pode ser usado contra a flacidez da região intima feminina.

Depois dos 50

Os dermatologistas afirmam que depois dessa idade os mesmo tratamentos das faixas etárias anteriores são indicados: a diferença, porém, está na frequência com a qual você precisa repetir as sessões (lembrando que você irá discutir e debater isso com o seu médico). Além de cremes anti-envelhecimento e do ácido retinoico, os procedimentos como botox, ácido hialurôncio, peelings, luz pulsada e laser CO2 seguem fazendo efeito para amenizar rugas, manchas e  flacidez.

Fonte:
http://goo.gl/33rYsQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>