Desmitificando o Ácido Hialurônico

Somente o tratamento com o ácido hialurônico injetável – em algum casos associados ao botox – pode levar ao resultado desejado.

Somente o tratamento com o ácido hialurônico injetável – em algum casos associados ao botox – pode levar ao resultado desejado.

Substância em cremes NÃO tem o mesmo efeito que o tratamento injetável.

O ácido hialurônico parece ser o ingrediente da vez na indústria de dermocosméticos. Mas, apesar dos rótulos com promessas de tratar rugas, vincos e perda de volume facial, é preciso ficar atento! O ácido hialurônico presente nos cremes funciona como um ótimo hidratante mas, como qualquer outro dermocosmético, não ultrapassa a derme, tampouco altera a estrutura da pele de maneira significativa, como o ácido retinoico por exemplo. Portanto, nem de longe pode ser comparado aos tratamentos injetáveis feitos nos consultórios dos dermatologistas.
Aplicado diretamente na pele como cosmético, o ácido hialurônico consegue absorver cerca de 1.000 vezes o seu peso em água (efeito hidratante), mas para haja algum resultado no combate aos sinais do envelhecimento, é preciso estar associado a outras substâncias, como ácido retinoico, vitamina C, aminoácidos e peptídeos, por exemplo.

Apesar desse efeito benéfico na hidratação, para os casos mais severos (linhas e sulcos marcados na pele) não há milagre! Somente o tratamento com o ácido hialurônico injetável – em algum casos associados ao botox – pode levar ao resultado desejado. A aplicação, feita em consultório com aplicação de anestesia local, tem resultados imediatos, que podem durar até dois anos. Em tempo: o AH é uma substância natural, idêntica à produzida pelo nosso corpo e, portanto, não há qualquer risco de rejeição.

“Além da enorme capacidade de reter água nas células, o ácido hialurônico injetável estimula a proliferação de células e de colágeno, o que, na prática, favorece o rejuvenescimento. Já o creme, por não conseguir penetrar profundamente, promove apenas uma hidratação superficial”, explica Dr. Daniel Coimbra.

Regiões que podem ser tratadas com sucesso
O preenchimento com ácido hialurônico é tão generoso que pode tratar praticamente todos os tipos de sinais e vincos: como o contorno da mandíbula (do queixo até a orelha), que compromete o desenho do rosto denunciando o envelhecimento, vinco ao redor dos lábios (conhecido como bigode chinês), bochechas, pés-de-galinha, olheiras, queixo e, ainda, para recuperar ou aumentar o volume dos lábios. “Até o nariz pode ser tratado; em pouco minutos é possível levantar a ponta caída e retornar as atividades normais do dia a dia”, explica Dr. Daniel Coimbra.

Como todo tratamento estético, no entanto, o preenchimento com ácido hialurônico deve ser feito com muito critério, por profissional especializado. Por isso, é preciso escolher com rigor o médico que realizará o procedimento. “De preferência procurar um médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia”, ressalta Daniel Coimbra.

Fonte:
– Portal Suzi Galdeano – publicado em 28 de setembro de 2015 – http://suzigaldeano.com/2015/09/28/desmitificando-o-acido-hialuronico/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>