Alimentação e Beleza: Quando a Dermatologia ‘Flerta’ com a Nutrição

‘Não usar na pele nada que não possa ser comido’. Esta é uma das velhas máximas da dermatologia.

A romã é um ótimo exemplo de como a alimentação desempenha papel fundamental na saúde e beleza da pele. O fruto é rico em antioxidantes, anti-inflamatório - fundamental para evitar acnes - e rico em vitamina C. (shutterstock)

A romã é um ótimo exemplo de como a alimentação desempenha papel fundamental na saúde e beleza da pele. O fruto é rico em antioxidantes, anti-inflamatório – fundamental para evitar acnes – e rico em vitamina C, poderoso anti-idade. (shutterstock)

A alimentação é uma peça-chave na preservação da saúde da pele. A ingestão de alimentos saudáveis, não processados, e detentores de um vasto leque de nutrientes ajuda a cuidar daquele que é o maior órgão do ser humano e o que mais facilmente espelha a falta de cuidados diários.

‘Não usar na pele nada que não possa ser comido’ é uma das mais velhas máximas da dermatologia, que defende a importância de comer bem e conscientemente para se conseguir uma pele saudável, nutrida e hidratada.

Como revela o site Eat This, Not That!, o salmão é um dos alimentos que os dermatologistas defendem como fundamentais para o bom estado da pele, uma vez que é rico em ácidos graxos e Omega 3. Outro alimento rico em gordura ‘boa’ e vitaminas A, D e E, o abacate, atualmente o queridinho das dietas, deve consumido regularmente, tal como o azeite, as nozes e as amêndoas, que possuem ainda vitamina E, um dos componentes mais utilizados nos cremes e loções. Mas cuidado às quantidades, esses alimentos são muito calóricos e devem ser consumidos em pequenas porções diárias.

A melancia deve fazer parte das escolhas no verão, época do ano em que é mais necessário hidratar a pele. E por falar em verão, o chá verde é outra opção que deve ser considerada nos dias mais quentes por ser rico em antioxidantes, fator importante na preservação da pele dos danos causados pelos radicais livres produzidos pela radiação UV . Além disso, o chá verde é também um potente anti-inflamatório e ajuda a pele a combater as agressões externas a que é sujeita diariamente.

No que tange os antioxidantes, nada como a laranja, uma fruta que pode ser consumida durante todo o ano e que oferece benefícios em longo prazo. Os pimentões, não importa a cor, têm efeito idêntico no organismo.

O licopeno faz com que o tomate esteja também no leque de alimentos queridinhos dos dermatologistas, tal como a cenouras e a couve – duas opções ricas em retinol, uma vertente da vitamina A e frequentemente presente nos cosméticos.

Os ovos, o leite (sempre que possível) e o óleo de sementes de girassol são mais três opções indicadas para cuidar da pele de dentro para fora, assim como as amoras (poderoso antioxidante), o brócolis (fonte de cálcio, vitaminas A, C e K), a sardinhas e o chocolate escuro.

Mas existem mais alimentos que ajudam a manter a saúde e beleza da pele, são eles o iogurte grego, a romã e o feijão vermelho. Nestes últimos, os destaques são as gorduras ‘boas’, os antioxidantes e o zinco.

Fonte:
https://goo.gl/7Fi8AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>