‘Protetor Solar’ em Cápsula Neutraliza a Ação de Radicais Livres

Produto favorece a pele e é um aliado contra o processo de envelhecimento

Foi-se o tempo em que o protetor solar era um creme para ser usado nos dias de praia ou piscina. Atualmente, além da recomendação médica de uso diário, inclusive em ambientes sem incidência solar, a ingestão de cápsulas é uma das últimas novidades para evitar os problemas relacionados à exposição excessiva ao sol.

Os fotoprotetores orais são compostos de substâncias que ajudam a complementar o protetor solar químico em creme, por exemplo. As substâncias encontradas nesses nutracêuticos (nutrientes + farmacêuticos) e os mecanismos de ação são variados. Os componentes mais comuns são elementos antioxidantes, derivados de vitamina A, e alguns contêm cepas de leveduras que interagem com a radiação e minimizam os efeitos dos raios UV na pele. Eles não substituem o uso do filtro físico, mas complementam a sua proteção e servem para os momentos eventuais quando nos esquecemos de usar o protetor.

Alguns dos principais vilões do envelhecimento cutâneo são os radicais livres e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, eles se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, mas também pela poluição, estresse, fumo etc. Acredita-se que os radicais livres provoquem um estresse oxidativo celular, causando a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.

Diferentemente do protetor solar tópico, que contém substâncias que refletem ou absorvem a radiação solar, a fotoproteção oral neutraliza os radicais livres relacionados à agressão da pele.

Para que a cápsula consiga agir na proteção solar de dentro para fora, o consumo recomendado costuma ser de uma capsula ao dia segundo recomendações médicas.

Com o verão, pessoas com manchas escuras na pele (melasma) ou com lúpus e outros tipos de dermatoses fotossensíveis podem se beneficiar desses comprimidos. Para evitar reações adversas a alguns componentes da fórmula, antes de ingerir qualquer produto, é recomendável a consulta com um profissional dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Proteção tradicional

Os nutracêuticos são complementares a proteção tradicional, seja em creme, gel ou outra apresentação. O mais importante é não deixar a pele desprotegida, seja no verão ou qualquer época do ano. (editoria de arte | O Tempo - Fonte de informação |Pesquisa Direta).

Os nutracêuticos são complementares a proteção tradicional, seja em creme, gel ou outra apresentação. O mais importante é não deixar a pele desprotegida, seja no verão ou qualquer época do ano. (editoria de arte | O Tempo – Fonte de informação |Pesquisa Direta).

Se você ainda depende exclusivamente dos filtros solares físicos e químicos tradicionais, seja em creme, gel ou outra apresentação, os especialistas fazem uma série de recomendações, como:

– Escolher produtos com fator de proteção FPS 30+;
– Respeitar as características de cada tipo de pele;
– Reaplicar o produto a cada duas horas e na quantidade certa.

Sensibilidade e Alergia à fórmula

Não é difícil ouvir queixas de pessoas sobre algum tipo de alergia a esses produtos, como irritação nos olhos, obstrução nasal e pele irritada. Para esses casos vale a indicação de um dermatologista que poderá optar por uma série de produtos formulados especialmente para evitar incômodos. Existem uma infinidade de apresentações que variam desde géis e cremes, a sérum, mousse, pó, bastão, spray e até espuma. Escolha o seu e mantenha-se protegido e saudável.

Fonte:
https://goo.gl/vTEgkC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>