Queda de cabelo aumenta com a chegada do inverno; entenda por quê

Uma das causa da intensa queda de cabelo comum no inverno pode estar relacionada ao enfraquecimento dos fios devido a redução na produção de melanina, substância que da cor e brilho às fibras. (imagem Huffington Post)

Uma das causa da intensa queda de cabelo comum no inverno pode estar relacionada ao enfraquecimento dos fios devido a redução na produção de melanina, substância que da cor e brilho às fibras. (imagem Huffington Post)

Cabelos no travesseiro, tufos no ralo do box e espalhados pelo chão do banheiro ou simplesmente presos na escova. Essas são situações que assustam e tiram o sono de qualquer pessoa que sofre com a queda de cabelo. Segundo estudos divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é normal perder entre 100 e 150 fios durante o dia. No entanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, essa queda pode ser assustadoramente maior, cerca de 600 fios por dia.

Este tipo de queda, bastante comum, é conhecida como eflúvio telógeno e pode durar de 1 a 3 meses. O termo telógeno refere-se à fase de queda do cabelo, o que significa que os fios já estavam prontos para cair, mas ao invés de caírem aos poucos, como acontece em outras épocas do ano, caem de forma excessiva.

Muitas mulheres ficam com receio de lavar o cabelo com a mesma frequência no inverno, mas não lavar também pode ser prejudicial. Longos períodos sem a higienização do couro cabeludo pode aumenta a oleosidade na região e causar doenças, como a dermatite seborreica, que aumenta ainda mais a queda. Os fios se acumulam e vão se soltar na próxima lavagem, deixando a pessoa ainda mais preocupada.

Relação queda x clima

Com a chegada do inverno, cai a incidência de luminosidade e as temperaturas ficam cada vez mais baixas. Com menos horas de sol as células produtoras de melanina produzem menos deste pigmento, diminuindo a cor e o brilho dos cabelos. Temperaturas extremas, verão e inverno, têm o mesmo efeito no organismo.

Para piorar, no inverno a água do banho é ainda mais quente e isso provoca alterações tanto na estrutura dos fios como no couro cabeludo. Os cabelos se tornam mais frágeis e quebradiços e a couro cabeludo fica mais oleoso.

Diagnóstico

Existem outros fatores para a queda, como a alopecia androgenética, onde não se nota tanto a queda, mas o afinamento dos fios e o couro cabeludo mais visível. Para não ficar na dúvida, é importante procurar um especialista para um diagnóstico preciso. Checar a saúde do cabelo e principalmente do couro cabeludo.  Uma dica importante dos dermatologistas é nunca optar por receitas caseiras antes de falar com um profissional, dependendo do quadro, a queda pode ficar ainda mais acentuada.

Fonte:
https://goo.gl/u23SzA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>