Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que mais da metade dos brasileiros têm sobrepeso.

Dados divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na última sexta-feira 21 de agosto, revelou que quase 60% dos adultos brasileiros estão com sobrepeso, sendo que o problema é maior entre as mulheres. A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada a última vez em 2013, acabou de ser divulgada e mostra que mais da metade da população adulta no país estava acima do peso no ano em que foi realizada. Segundo o estudo, mais de 82 milhões de pessoas, aproximadamente 56,9% estavam som o peso acima do ideal. Este resultado inclui os 20,8% de brasileiros obesos. Enquanto 55,6% dos homens pesam mais do que deveriam, entre as mulheres o índice chega a 58,2%. O número de mulheres obesas, cerca de 24,4%, também é maior. Já entre os homens, o problema atinge cerca de 16,8%.

Enquanto no filme "O Amor é Cego", estrelado por Gwyneth Paltrow e Jack Black, os diretores Peter e Bobby Farrelly satirizam a obesidade e arrancam gargalhadas do público, já na vida real, este problema que nunca teve graça alguma, passa a alarmar famílias e governos em todo o mundo, principalmente no ocidente. Imagem de divulgação - FOX Films.

Enquanto no filme “O Amor é Cego”, estrelado por Gwyneth Paltrow e Jack Black, os diretores Peter e Bobby Farrelly satirizam a obesidade e arrancam gargalhadas do público, já na vida real, este problema que nunca teve graça alguma, passa a alarmar famílias e governos em todo o mundo, principalmente no ocidente. Imagem de divulgação – FOX Films.

Os dados mostram também que houve um avanço alarmante do percentual da população com obesidade em uma década. Em 2003 14% das mulheres a partir dos 20 anos apresentavam índices de obesidade, este número cresceu para 25,2% em 2013. Entre os homens, passou de 9,3% para 17,5%. Quase dobrou em ambos os casos.

Consequências da obesidade e do sobrepeso para a saúde.

As consequências para a saúde causadas pela obesidade e o excesso de peso são muitas e variadas, desde o risco aumentado de morte prematura a várias queixas não fatais, mas debilitantes e psicológicas, que têm um efeito negativo na qualidade de vida. Os principais problemas de saúde associados à obesidade e ao excesso de peso são:

· Diabetes do tipo 2.
· Doenças cardiovasculares e hipertensão.
· Doenças respiratórias (apneia do sono).
· Osteoartrite.
· Problemas psicológicos.
· Diminuição na qualidade de vida.

O grau de risco é influenciado, por exemplo, pela quantidade relativa de peso em excesso, pela localização da gordura no corpo, pelo grau de ganho de peso durante a idade adulta e pela quantidade de atividade física. A maioria destes problemas pode ser melhorada com uma perda de peso relativamente modesta (10 a 15%), especialmente se a atividade física for igualmente aumentada.

Se este é o seu caso, consulte um médico para uma melhor avaliação e os tratamentos disponíveis. Atualmente existem muitas opções que vão desde cirurgias e medicamentos de controle de peso até simples procedimentos dermatológicos para redução de medidas (não tratam a obesidade).

Invasivos ou não, qualquer tratamento deve ser acompanhado de mudanças de hábito. Optar por uma alimentação mais saudável e rica em fibras, praticar exercícios com regularidade, dormir bem e se dedicar a alguma atividade prazerosa tem grande influência sobre o controle da ansiedade, vista como principal causa do sobrepeso.

Fontes:
– O Globo – http://goo.gl/sSDjki
– European Food Information Council – http://goo.gl/jjMQzJ

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>