Padrão de Beleza Nada Padronizado.

Projeto inglês mostra padrão de beleza em 18 países diferentes a partir da mesma matriz fotográfica.

Incrível que em dias de extrema globalização de mercado e cultura o padrão de beleza tenha seu passaporte negado. Isso mesmo! Ao contrário do movimento que ditou moda nos períodos colonialistas que obrigava homens e mulheres a se portar, vestir, ler e comer como os factoides dos países ricos, atualmente, chique é ser único e cheio da originalidade da própria cultura. Nada de imitar a bonitinha do filme americano, ela até “vende” bem, mas na hora de valorizar a boa do Brasil – ou o bom – por exemplo, o negócio é apostar na “fruta da terra”.

O conceito global para um único padrão de beleza tem sido cada vez mais questionado em projetos autorais divulgados predominantemente na internet. Fugir deste padrão estético tem, inclusive, ressoado em campanhas publicitárias de marcas importantes, como a linha Dove, que lançou em 2004 o premiado comercial “Campanha Pela Real Beleza”, que focava na diversidade de corpos e cores das mulheres.

Imagem de divulgação - Campanha Dove da Real Beleza - Unilever.

Imagem de divulgação – Campanha Dove da Real Beleza – Unilever.

Apesar dessas iniciativas, o Brasil consagrou-se nos últimos anos como o campeão das cirurgias estéticas, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre 2009 e 2012, o número de cirurgias no país cresceu 120%. E o número de intervenções em adolescentes entre 14 e 18 anos aumentou 141% de 2008 a 2012, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Perceptions Of Perfection: o projeto.

A Superdrug Online Doctors selecionou designers de 18 países, desde a Argentina até os Estados Unidos, passando pela África do Sul até a China, para alterar a imagem original em Photoshop e mostrar o tipo de mulher que é considerada atraente nos seus respectivos países. Apesar de algumas fotos serem ligeiramente diferentes da original, em outras o resultado surpreende. No site do projeto, a empresa afirma que o objetivo é “entender melhor como os padrões de beleza fogem à realidade e ver como tais pressões variam ao redor do mundo”.

Perceptions Of Perfection (Percepções da Perfeição) mostra como, de um país para outro, o padrão de beleza “varia”. O Brasil não foi incluído, mas pense na atriz Bruna Marquezine como a nossa representante, já que, em 2014, ela foi escolhida a mulher mais sexy do Brasil pelos leitores da revista VIP. O objetivo desta campanha, vamos chamar assim, é mostrar como os padrões de beleza fogem à realidade midiática e ver como tais padrões variam de país para país.

Veja as imagens na integra. Acesse, https://onlinedoctor.superdrug.com/perceptions-of-perfection.

Veja as imagens na integra. Acesse, https://onlinedoctor.superdrug.com/perceptions-of-perfection.

“O mais importante é se perceber belo do jeito que é. Isso, independe se a pessoa faz botox ou preenchimento para realçar um detalhe ou driblar alguns sinais do envelhecimento”. Ressalta Daniel Coimbra,  dermatologista da Clínica Les Peaux, no Rio de Janeiro.

Outras fontes:
– Saúde Plena – http://goo.gl/ImHx52
– Superdrug – https://goo.gl/nWaWRR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>