Dermatologista dá dicas para tratar o ressecamento dos pés e das mãos.

O cuidado para manter pés e mãos bem tratados e livres do incômodo do ressecamento deve ser tão importante quanto a os cuidados com o rosto e o corpo.

O cuidado para manter pés e mãos bem tratados e livres do incômodo do ressecamento deve ser tão importante quanto os cuidados com o rosto e o restante do corpo.

A palma das mãos e a planta dos pés guardam uma curiosidade que remonta à pré-história e nossa evolução através dos tempos. Como foram ferramentas muito importantes para a nossa evolução, a planta dos pés e a palma das mãos perderam os pelos ao longo dos milênios de evolução e por isso perderam também a lubrificação natural, tornando-se áreas mais propensas ao ressecamento.

O tempo passou e os pés e mãos continuam sendo nossas maiores e mais importantes ferramentas na construção do cotidiano, porém com mais destaque desde que começamos a usá-los também como forma de expressão mais refinada e incorporá-los no contexto social e de cuidados pessoais.

A dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peaux, no Rio de Janeiro, dá dicas importantes para ter pés e mãos bem cuidados e diz que não adianta caprichar no look se o cuidado não for 360º. “Ter os pés e as mãos bem tratados é fundamental principalmente para as mulheres. É muito comum para nós looks compostos por sapatos abertos e bolsas de mãos. Invariavelmente atraímos olhares curiosos para os detalhes, por isso os cuidados devem começar desde os cabelos e a preparação da pele para a maquiagem, até mãos, unhas e pés impecavelmente hidratados”.

Segundo Marcella, abusar dos cremes nutritivos à base de uréia, lanolina e ácido lático pode ser uma saída para evitar o ressecamento e o aspecto de desleixo, mas na hora de optar por cuidados mais intensos, ela mesma aposta em produtos multifunção. “Cremes multifunção, além de hidratar a pele combatem a ação do tempo porque são enriquecidos com ativos poderosos como o ácido hialurônico e vitaminas C e E. Nas mãos, jamais saio de casa sem aplicar um bom filtro solar na região para evitar o fotoenvelhecimento”.

Quanto aos pés, a especialista indica aposentar as lixas por um tempo, pois o uso contínuo estimula a formação de mais crosta. “Usar hidratante diariamente e submetê-los a uma esfoliação semanal já é suficiente para acabar com toda a aspereza e incômodo. Para pés extremamente ressecados, aproveite a noite – quando a pele absorve melhor as substâncias – para massageá-los com um óleo vegetal de boa qualidade (amêndoas, coco, etc), se preferir, use em seguida meias para potencializar a absorção, aguarde 20 minutos e retire”, ensina Marcella.

Unhas saudáveis.

As unhas, além de aminoácidos, contêm muita água na sua composição. Quando está ressecada torna-se quebradiça, opaca e dura. Uma saída para evitar este problema é aplicar óleos nutritivos para hidratá-las e fortalecê-las. “Esmaltes fortalecedores favorecem os cuidados, mas se as unhas permanecerem feias, mesmo durante o tratamento, procure um dermatologista. O sintoma pode estar relacionado à carências nutricionais a até a alguma doença oculta. É importante que um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, investigue as causas, para indicar o tratamento mais adequado”, finaliza a especialista.

Outras fontes:
– Bem Estar – http://goo.gl/G8rGCF
– Revista Corpo a Corpo – http://goo.gl/tIvtJv

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>