Preenchimento de sobrancelhas, delineação dos lábios, sombrear falhas no couro cabeludo… todas estas façanhas são resultado da técnica de micropigmentação, um procedimento cada vez mais comum no Brasil e que vem fazendo a cabeça de muita gente importante.
A micropigmentação é bem mais simples do que parece, mas exige precisão do profissional. A técnica usa microagulhas e implanta filetes de pigmentos na pele na direção que crescem os pelos e realçam o desenho natural da sobrancelha (sim, parece o mesmo processo usado por tatuadores). O efeito de sobrancelhas cheias e delineadas vai além da estética. Ele traz praticidade à rotina e resgata a autoestima de qualquer mulher.
Todos os tipos de pele podem receber a técnica, exceto pessoas com doenças específicas na derme, como vitiligo, psoríase ou dermatite tópica. Algumas pessoas podem apresentar desde rejeição a substância até descamação intensa, por isso deve ser feito um teste no couro cabeludo antes do procedimento. No entanto, mais importante que isso, é conhecer o histórico profissional do designer de sobrancelhas e descobrir detalhes do seu treinamento e tempo de prática.
A micropigmentação é uma técnica que causa lesão na pele. O profissional deposita o pigmento como se fosse uma tatuagem na derme média e derme profunda, e a partir do momento que ele rompe essas camadas, dependendo da técnica, higiene, substância e até do organismo da pessoa, pode ocorrer risco de infecção.
Caso o procedimento seja realizado em mulheres grávidas ou em pacientes diabéticos, é necessária uma autorização médica onde os riscos foram avaliados e descartados.
Passo a passo da micropigmentação
Em sobrancelhas ralas, com falhas ou muito assimétricas, o procedimento consiste em redesenhar os pelos com o auxílio de pigmentos da cor dos pelos naturais e um aparelho chamado demógrafo. A duração média dos resultados é de 6 a 10 meses. Na verdade, o que garante a longevidade do procedimento é a qualidade do material usado pelo profissional.
Também existem variações do método tradicional. A tendência da vez é apostar na técnica hiper-realista, com efeito ‘ombré’, em que os traços são mais finos e sobrepostos. O resultado é um contraste de tons dos fios para garantir a mesma aparência dos fios originais.
Fonte:
http://goo.gl/5lqwfM