Envelhecimento precoce: como evitar as marcas que surgem antes da hora

Considerando que o corpo começa a perder colágeno e elastina entre os 25 e 30 anos, é bom ter em mente que bons hábitos devem começar desde cedo, mesmo que seus benefícios sejam colhidos bem mais tarde.

Considerando que o corpo começa a perder colágeno e elastina entre os 25 e 30 anos, é bom ter em mente que bons hábitos devem começar desde cedo, mesmo que seus benefícios sejam colhidos bem mais tarde.

Rugas e linhas de expressão são sinais do tempo impressos no nosso rosto e que provocam imenso incômodo. É fato que todos nós um dia envelheceremos, mas como faremos isso, e o quão rapidamente será, somos nós que decidimos.

Atualmente, não faltam opções de tratamentos para amenizar os sinais da maturidade, portanto, ainda não existe milagre para barrar esse processo, mas existem dezenas de paliativos que tornam o envelhecimento bem mais lento.

Alguns truques podem prolongar a juventude e retardar a necessidade de tratamentos estéticos mais invasivos. Hábitos como fumar, dormir de barriga para baixo e não lavar o rosto diariamente influenciam diretamente para que as rugas e marcas de expressão apareçam antes do tempo. Considerando que o corpo começa a perder colágeno e elastina entre os 25 e 30 anos, é bom ter em mente que bons hábitos devem começar desde cedo, mesmo que seus benefícios sejam colhidos bem mais tarde.

Ginástica facial

Movimentar os músculos do rosto com caretas, de preferência em frente ao espelho, fortalece o tônus muscular da região dos olhos, maçãs do rosto e lábios, além de relaxar, aliviar a tensão, aumentar o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, responsável por sustentar a pele.

Sem preguiça para retirar a maquiagem

Dormir de maquiagem pode trazer prejuízos à pele que demoram até uma semana para serem recuperados. É fundamental reservar um horário no dia para lavar o rosto com um sabonete adequado. Isso facilitará a renovação celular, que com o tempo, ocorre de forma mais lenta.

Hidratação de todos os lados

Conforme envelhecemos, a pele fica mais ressecada. Cremes hidratantes são fundamentais para repor umidade. Mas não basta apenas essa hidratação. Beber bastante líquido também pode ajudar na luta contra o envelhecimento porque repõem água no organismo.

Protetor solar sempre

Parece até repetitivo, mas sim, o protetor solar é o maior aliado contra o envelhecimento precoce. Ele previne doenças como câncer de pele, evita manchas, pintas, sardas, rugas, descamações e uma série de outros sinais de degradação da pele. O ideal é usar produtos com FPS 30 diariamente.

Se for para ter rugas, que seja de tanto sorrir!

As linhas de expressão são nada mais que movimentos musculares repetitivos feitos com o rosto que ao longo dos anos vão formando vincos. Causados principalmente pela perda de colágeno e de ácido hialurônico. Fazer bico e franzir a testa pode auxiliar no surgimento das rugas, por exemplo.

Durma bem

Uma noite mal dormida pode influenciar na aparência do seu rosto, pois é também durante o sono que as células são renovadas. Outro ponto importante é a posição em que se dorme. Deitar com a barriga para baixo faz com que o rosto fique sempre em compressão com o travesseiro, o que favorece o aparecimento de rugas, olheiras e até falhas na sobrancelha.

A juventude eterna é uma utopia, a opção é dar atenção a estes e outros cuidados simples que evitam o envelhecimento precoce da pele. Consulte um dermatologista reconhecido pela SBD e envelheça com qualidade.

Fonte:
SEGS – http://goo.gl/dPgndU

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>