Guia da esfoliação: aprenda a esfoliar a pele em casa de forma segura

Dermatologistas explicam o be-a-bá do procedimento que ajuda a renovar a textura da pele

Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

A esfoliação faz parte da sua rotina de skincare? Mais do que deixar a pele com a textura mais macia e uniforme, esse procedimento ajuda a remover impurezas e células mortas da superfície, garantindo a renovação da epiderme. “A esfoliação, que pode ser feita com alguns produtos esfoliantes ou então com uma bucha vegetal ou alguma escovinha, vai fazer a remoção de impurezas como restos de maquiagem, cosméticos ou próprio sebo da pele, que vai melhorar a renovação celular, ajudar no controle da oleosidade e diminuir a formação de acne, cravos e espinhas na pele”, explica o dermatologista carioca Daniel Coimbra.

No entanto, é preciso cuidado! Dependendo da forma como é realizada, do tipo de pele e dos produtos utilizados, ela pode agredir a pele, provocando lesões ou piorando condições pré-existentes. “A esfoliação cutânea muito frequente ou agressiva pode remover a proteção natural da pele, deixando-a mais suscetível a infecções e irritações por contato e até machucá-la, provocando manchas”, alerta a dermatologista cuiabana Natasha Crepaldi.  Além disso, em peles oleosas, o excesso de remoção de oleosidade pela esfoliação pode provocar um efeito rebote.

Como fazer de forma segura

De acordo com os especialistas, a maneira mais segura de fazer esfoliação é usando produtos de boa procedência e adequados ao seu tipo de pele, caprichar na hidratação depois e não se expor ao sol antes e imediatamente depois, além de, claro, consultar seu dermatologista.

Também é importante tomar cuidado evitar massagens agressivas. “Tem pele mais sensíveis, em que a esfoliação tem que ser mais branda, e peles mais grossas e com tendência a oleosidade, nas quais a esfoliação pode ser um pouco mais vigorosa (não exageradamente) e também mais frequente”, indica Daniel Coimbra, dermatologista carioca.

“Se for esfoliar o rosto, limpe bem a pele com um sabonete específico, depois aplique o produto esfoliante e faça movimentos circulares, sem colocar muita pressão por aproximadamente por 30 segundos. Você pode dar mais ênfase na zona T [testa, nariz e queixo]. Ao final, enxágue bem”, explica. “A esfoliação também pode ser feita de forma mecânica, com a ajuda de escovinhas de esfoliação, esponjas ou buchas especificas”, continua o médico.

Já para esfoliar o corpo, vale lembrar que a pele corporal, em geral, tem tendência de ser mais seca que a do rosto, então a esfoliação precisa ser mais branda e com frequência menor. “Entre os benefícios, além da textura da pele, pode ajudar também no tratamento de pelo encravado”.

Mitos e verdades

– Mito: a bucha vegetal não pode ser usada

Segundo Natasha, a bucha vegetal pode ser usada sim, mas com cuidado e desde que não seja em todos os banhos e nem diariamente. “Caso contrário, pode acabar prejudicando a barreira de hidratação natural da pele”, diz.

Além disso, Daniel alerta para o caso da umidade. “Como é mais difícil de lavar e fica úmida no banho, essa bucha pode acumular alguns tipos de bactérias, que podem acabar irritando ou causar infecções na pele”, explica. Por isso, é importante trocá-la com frequência.

Mito: para ser eficiente, os grânulos do esfoliante devem ser grandes

Quando se fala em esfoliação, a gente costuma pensar que deve sentir os grânulos na pele para que o processo seja eficiente. Mas, é apenas um mito. “Os grânulos podem ser pequenos e muito eficientes, tudo vai depender também do tipo de pele. Inclusive, se forem grandes demais, podem irritar mais e machucar mais a pele”, explica Daniel. O ideal é que não sejam tão grandes e promovam uma esfoliação branda sem irritar a pele.

– Verdade: a esfoliação não pode ser feita todos os dias

O procedimento é indicado para quase todo tipo de pele, com exceção das peles muito sensíveis ou irritadas. Em geral, pode ser feito 2 vezes por semana em peles mais grossas e 1 vez por semana ou a cada quinze dias em peles mais sensíveis.

Principais cuidados antes e depois

Além do processo em si, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois de esfoliar a pele. Para começar, a pele deve estar totalmente limpa, sem resíduos ou produtos químicos e maquiagem. Já depois, é importante passar água termal e hidratar bem – como estamos removendo a oleosidade da superfície, é imprescindível que se passe um hidratante adequado para o tipo de pele no pós-procedimento. “Além disso, também é preciso e evitar exposição solar, atrito excessivo com roupa ou entre as pernas (no caso do corpo) e aplicar protetor solar em áreas expostas”, indica o dermatologista.

Receitas caseiras

Não tem esfoliante? Tudo bem. Aqui, Natasha Crepaldi ensina duas receitinhas para você fazer em casa e cuidar do skincare:

– Máscara esfoliante facial de mel, amêndoa e açúcar:

“Misture duas colheres de sopa de mel com um pouquinho de açúcar. Depois, esmague duas amêndoas até obter um pó fino e acrescente à mistura. Em seguida, acrescente uma colher de chá de sumo de limão e aplique suavemente no rosto, durante o banho, fazendo movimento circulares e deixe secar por 15 minutos. Retire bem a máscara com água morna”, explica. Atenção: não se exponha ao ar livre, muito menos ao sol com essa receita, para evitar queimaduras e manchas por causa do limão.

– Esfoliante para os pés de sal marinho e óleos essenciais:

Somados ao sal, os óleos essenciais de hortelã-pimenta, alecrim e alfazema proporcionam uma esfoliação revitalizante para os pés (área do corpo que tende a ser mais ressecada). Para fazer, misture 110 gramas de sal marinho +2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta + 3 gotas de óleo essencial de alecrim + 5 gotas de óleo essencial de alfazema + 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa. “Adicione os óleos essenciais e o óleo de amêndoa ao sal marinho, misture bem e massageie os pés previamente molhados, fazendo movimentos circulares. Depois, enxágue com água morna e seque bem com uma toalha”, ensina. Por fim, capriche na hidratação para manter a barreira de proteção da pele em bom estado. “Uma boa dica é fazer esta esfoliação à noite e usar meias para dormir”, completa.

Fonte: Revista Glamour

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>