L’Officiel Brasil: Beleza In

Sachês, cápsulas, shots e gomas repletas de ativos, vitaminas e minerais são o passaporte da vez para a beleza e o bem-estar.

Imagem Internet

Imagem Internet

É comum ouvir a frase “a beleza vem de dentro”. A afirmação, que tem relação direta com as intenções e características comportamentais de uma pessoa, entretanto, ganha outro sentido no mercado cosmético atual. A vertente dos dermocosméticos “in” – ou seja, para serem ingeridos – ganha força entre aqueles que querem seguir o caminho da prevenção e de resultados sistêmicos. Segundo a pesquisa Foreo Trends, o mercado global de nutricosméticos foi avaliado em 6,3 bilhões de dólares em 2019 e deve chegar a 8,3 bilhões de dólares em 2027. Os motivos? Para o consumidor, a beleza passa a ser intrinsecamente relacionada à saúde. Ingeri-la, portanto, virou um passo comum.

Dentro desse caminho, houve a popularização de um ativo já bastante conhecido por ser aplicado à pele: o ácido hialurônico. “Essa substância, produzida naturalmente em nosso organismo, tem um grande papel na manutenção da saúde da pele, dos olhos e das articulações. Com o passar dos anos, sua produção diminui e a reposição passa a ser uma forma de skincare, por trazer mais hidratação e elasticidade, diminuindo os sinais de envelhecimento cutâneo”, diz a dermatologista Adriana Cairo.

Segundo a especialista, pacientes que receberam ácido hialurônico oral apresentaram uma diminuição significativa da profundidade média da rugosidade máxima em comparação ao grupo que recebeu placebo, após oito semanas de uso. A utilização desse suplemento não ocasiona efeitos colaterais nem contraindicações. Entretanto, nutricosméticos à base de soro de leite podem piorar casos de acne. O uso exacerbado de vitaminas também pode ser um problema para a saúde, desencadeando vômitos, fraqueza, desidratação e até quadro agudo de insuficiência renal, no caso da vitamina D.

Sobre o colágeno, os estudos científicos ainda são controversos. “Opto por prescrever a suplementação com colágeno e antioxidantes quando o paciente estiver em algum tratamento dermatológico, como o laser”, avalia o dermatologista Igor Manhães. Na dúvida, antes de embarcar nessa tendência, um profissional da área da saúde deve ser consultado.

Com a ciência ainda pesquisando e validando resultados sobre o uso equilibrado e diário dos nutracêuticos, lojas virtuais e farmácias já estão com as prateleiras bem movimentadas. O bem-estar mental e até sexual também entram nessa dança.

Fonte: L’Officiel Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>