Fotossíntese Humana: A Importância da Vitamina D

Vinte minutos de exposição ao sol são suficientes para a absorção da dose diária de vitamina D necessária para o organismo.

Vinte minutos de exposição ao sol são suficientes para a absorção da dose diária de vitamina D necessária para o organismo.

Durante os anos dourados do ensino fundamental aprendemos que o reino vegetal se beneficia diretamente da luz do sol no processo da fotossíntese. Em outras palavras, é através da absorção da luz que as plantas produzem a seiva que alimenta a sua existência e garante equilíbrio ao planeta. Simples assim, como explicava a professora de Ciências. Com o passar dos anos aprendemos mais sobre a importância do sol para o planeta e principalmente para a espécie que mais tarde veio ocupar o topo da cadeia alimentar, os seres humanos. Nesta intrincada rede de cooperação, os três reinos conhecidos até então na natureza (faltou uma menção ao mineral), criaram um ciclo de aproveitamento de elementos responsável pelo total equilíbrio da vida. Com o crescimento intelectual do homem, muitos elementos, antes encontrados somente na natureza, puderam ser manipulados e recriados sinteticamente pela ciência para suprir antigas necessidades. Mas, seguramente, o único fator indispensável à vida, independente de toda evolução, é o beneficiamento solar na forma de luz e o calor.

Introdução à parte, o objetivo real deste artigo é chamar a atenção para um problema de saúde cada vez mais presente na sociedade moderna, as alergias, e alertar para o fato de que a solução “cai do céu” todos os dias faz mais de 4 bilhões de anos.

A deficiência de Vitamina D e os processos alérgicos.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que está presente naturalmente em poucos alimentos, mas pode ser sinteticamente adicionada a outros. É também produzida de forma endógena, quando raios UVB são absorvidos pela pele e convertidos em pré-vitamina D3 e posteriormente convertidas em vitamina D (calciferol). As alergias são doenças relacionadas diretamente à deficiência de vitamina D no organismo. Isto acontece porque ela atua fortalecendo o sistema imunológico e as histaminas, neurotransmissor responsável pela resposta inflamatória e alérgica no nosso corpo. Também é necessária para o crescimento e remodelação óssea em crianças e adultos porque está relacionada à síntese do cálcio. Sem vitamina D suficiente, os ossos podem se tornar finos, quebradiços, ou malformados.

Quantidades suficientes de vitamina D previnem raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos. Em adição ao cálcio, a vitamina D também ajuda na prevenção de osteoporose em adultos com mais idade. Associações de risco aumentado de cânceres, doenças autoimunes, doenças infecciosas, e doenças cardiovasculares também devem ser um alerta a todos os profissionais de saúde sobre a importância desta vitamina para a saúde e o bem-estar dos indivíduos.

Na contramão da absorção de Vitamina D através da exposição ao sol estão os filtros solares, que atuam na proteção contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Neste caso, o mais sensato é consultar seu dermatologista a fim de adaptar a necessidade ao risco de acordo com as suas características e ao seu tipo de pele.

Fontes:
– Dermagenética – http://goo.gl/irFG7m
– Wikipedia – https://goo.gl/ibNfQU
– Histaminas – https://goo.gl/XYvxLD
– Brasilescola.com – http://goo.gl/GsxuJ6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>