Carnaval: Cuidados Com a Pele Antes, Durantes e Depois da Folia

Dermatologistas apontam algumas dicas para uma pele linda desde o pré-carnaval até a quarta-feira de cinzas.

Cuidados imprescindíveis que não podem faltar antes e durante a folia para não se arrepender depois.

Cuidados imprescindíveis que não podem faltar antes e durante a folia para não se arrepender depois.

A cada ano o carnaval começa mais cedo. O chamado pré-carnaval já vem movimentando foliões e apaixonados pelos ritmos desta grande festa de norte a sul do Brasil. Isso significa que junto com tanta alegria e diversão os abusos contra a saúde também começam mais cedo. Exposição ao sol sem proteção, álcool, comida gordurosa, muita maquiagem, dentre outros exageros que certamente causarão arrependimentos no futuro porque comprometem a saúde e principalmente a beleza da pele. Por isso, para que não haja sustos depois da festa, alguns dermatologistas (SBD) dão dicas essenciais de produtos e atitudes que não podem faltar na ‘Farra de Momo’. Confira:

Para comer

Abuse das frutas, verduras e legumes. Vegetais, principalmente crus, têm baixas calorias e fornecem nutrientes essenciais a saúde e beleza da pele, como a cenoura e a a alface que possuem propriedades antioxidantes e vitamina E. As folhas verdes escuras são fonte de ferro e fibras que ajudam no aporte energético e facilitam a digestão sem pesar. O tomate e o gengibre, que é anti-inflamatório, ajudam a proteger a pele da vermelhidão caso os foliões se esqueçam de reaplicar filtro solar. O melão é uma das frutas que não deve faltar na dieta dos foliões, além de possuir muita água e fibra na sua estrutura, ele tem propriedades imunológicas e ajuda a regular o colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e o câncer (fitoestrógeno).

Recomendação: não consuma alimentos de procedência desconhecida, principalmente os vendidos na rua; nesta época, os mais acessíveis são também os mais perigosos, como os sanduiches com proteína animal e maionese.

Para beber

Uma premissa irrefutável: beber bastante líquido é a garantia de um corpo hidratado… desde que não tenha álcool na composição. Isso mesmo, cerveja não hidrata ninguém, pelo contrário, qualquer bebida alcoólica em excesso pode causar desidratação. A dica é alternar cerveja, drinks com vodka e outros destilados com água pura e fresca. Também pode ser água de coco, isotônicos ou sucos naturais, só tenha cuidado com as frutas cítricas – o limão, por exemplo – que podem causar manchas na pele quando exposto ao sol.

Recomendação: as frutas vermelhas são ricas em betacaroteno e antioxidantes, um bálsamo para a pele. Evite bebidas destiladas ao sol; Não misture tipos diferentes de bebidas e atenção ao exagero.

Sol

Bronzeamento saudável é controverso, no entanto especialistas defendem que a exposição ao sol deve ser até às 9h e depois das 17h (horário de verão). Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar (mínimo FPS 30 )e beber muita água.

Recomendação: para potencializar o efeito do protetor solar e dar um presente à pele use antes um creme com antioxidantes com Vitamina C, Vitamina E, Alistin e OTZ 10. Se o tempo estiver encoberto, use o filtro assim mesmo. A radiação e invisível e atravessa a camada de nuvens.

Óculos de sol: mais que um simples acessório

Além de estilo e beleza, os óculos de sol são imprescindíveis para bloquear o excesso de luminosidade nas ruas e principalmente na areia da praia, que pode causar sérios danos à córnea. Além disso, a claridade nos obriga a contrair a musculatura no entorno dos olhos, o que pode demarcar linhas de expressão.

Recomendação: usar óculos de sol contribui para a proteção das pálpebras. O tecido nesta área e muito fino e sensível, em contato os raios UV a região pode apresentar flacidez e bolsas em pouco tempo.

Boa noite de sono

Dormir… fundamental para a saúde do corpo e da pele! O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de um sono com qualidade. Além do sono, usar cremes antioxidantes noturnos e que contenham Overnight Repair, um ingrediente que estimula a reparação e regeneração das células que acontece no período noturno, é ótimo para devolver viço e beleza à pele.

Recomendação: para uma ótima noite de sono mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável. Outra dica é não trocar a noite pelo dia. O sono noturno faz pelo organismo muito mais do que se imagina.

Olheiras

Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, uma alternativa rápida e momentânea é aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos com a cabeceira elevada. Essa receitinha tão antiga quanto infalível promove vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória pela ação do camazuleno e alfa bisabolol presentes na camomila.

Cuidado com os cabelos

Lembre-se que couro cabeludo também queima. Portanto, use produtos específicos para proteção solar para os cabelos e use um chapéu ou um boné. Na praia ou piscina, leve uma garrafinha com água mineral e molhe sempre os cabelos depois de mergulhar. Evitar o acúmulo de cloro e sal diminui danos posteriores. Se não for possível, use um xampu antirresido na sequência para equilíbrio dos cabelos. Durante o banho de sol, seja nos blocos de rua, praia ou piscina, não se esqueça do leave-in para não ressecar os fios.

Proteção para os lábios

Eles são, sem dúvida nenhuma, uma das áreas mais sensíveis e delicadas do nosso corpo e precisam sempre estar protegidos contra agressores externos, que causam rachaduras, descamações, ardência e, pior de tudo, herpes, manifestação muito comum nessa época de frequente exposição ao sol, sem falar nos carcinomas.

Para reduzir estes efeitos, o ideal é a utilização de princípios ativos importantes encontrados em filtro solar, cuja ação recai sobre raios UVA e UVB. Os fumantes precisam ter cuidado redobrado, pois o cigarro aumenta a formação dos radicais livres que atacam a pele e favorecem o aparecimento de vincos e rugas.

Maquiagem

As cores fazem parte do carnaval, mas não significa abusar do make . Use com moderação e prefira somente hidratantes ou BB creams, ao invés de usar base. Evite o uso de batons de longa duração e prefira os que possuem proteção solar. Lembre-se sempre de remover toda a maquiagem depois da folia com produtos especiais para cada área do rosto, principalmente os olhos.

Recomendação: rodelinhas de algodão com óleo bifásico estão liberados sem moderação.

Corpo todo

Tome muita água, mais do que os dois litros recomendados por dia, porque a transpiração é excessiva nesta época. Use roupas leves, de algodão e de preferência que tenha proteção solar; evite os tecidos sintéticos das fantasias em contato com a pele por muito tempo para não causar alergias e incômodos.

Na hora do banho, prefira a água de morna a fria, para não ressecar a pele e evite usar desodorante com alto poder antitranspirante, para não gerar inflamação. À noite, invista em hidratantes pós-banho com ativos potentes como Hyaxel e antioxidantes como OTZ 10 e Coffee Skin. Aproveite que é carnaval e abuse dos hidratantes corporais que podem ser misturados a óleos com partículas de mica dourada para efeito de hidratação e luminosidade. Se for desfilar no Rio ou em São Paulo, pode usar para corrigir pequenas imperfeições uma base líquida misturada ao hidratante nas pernas.

Pernas e axilas

Procure fazer a depilação com antecedência, para evitar inflamações. Nunca deixe para depilar com lâmina antes de ir para o sol porque podem surgir ferimentos que ficam mais irritados ainda com o contato com o cloro ou a água do mar e areia. Depois, não se esqueça de aplicar filtro solar na região.

Unhas

Use base protetora para proteger a placa ungueal, antes de usar o esmalte.

Areia

Depois d a praia é comum o aparecimento de infecções na pele causadas por fungos e bactérias abundantes na areia. Por isso todo cuidados com a higiene deve ser redobrado. Use sua própria toalha para cobrir a cadeira, principalmente se você alugou uma e não esqueça de um banho de água doce de vez em quando para tirar o excesso de sal. As partículas salinas ajudam a drenar o líquido da pele e dos cabelos provocando ressecamento severo.

Avião

Se você for viajar de avião, atenção principalmente no que se refere à hidratação da pele. Antes de decolar, coloque uma camada generosa de hidratante no rosto e mãos (não esqueça as cutículas). Durante o voo, borrife água termal no rosto várias vezes, principalmente se a viagem for longa. Além da pele do rosto, uma das áreas que mais sofrem com o ar seco dentro do avião são os lábios. Eles também devem estar protegidos com protetor labial.

Fonte:
https://goo.gl/n6sgwd

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>