BB cream: conheças suas vantagens e aprenda a usá-lo.

O BB cream é um creme multifuncional porque além da economia de tempo de aplicação ele torna desnecessário o uso de vários produtos de cuidado e beleza ao mesmo tempo.

O BB cream é um creme multifuncional porque, além da economia de tempo de aplicação, ele torna desnecessário o uso de vários produtos de cuidado e beleza ao mesmo tempo.

O BB cream (do inglês, beauty balm ou blemish balm), um misto de maquiagem e tratamento, ganhou o posto de item multifuncional na bolsa de toda mulher. É possível dizer que seu papel principal é o de uniformizar o tom da pele e ainda o de iluminá-la. Entretanto, por conter várias ações num só potinho, traz diversos benefícios à pele, que podem ir do efeito antibrilho, proteção solar até efeito tensor, sem contar no ganho de tempo ao substituir a aplicação de diversos produtos por um só. Hidratante, filtro solar, primer e base facial são as funções básicas de todo BB cream. Existem outros multifuncionais que trazem ainda mais vantagens, como o CC Cream e o DD Cream. Mas antes de aplicar, é preciso saber exatamente como encaixá-lo na rotina de beleza, quais outros itens de beleza dispensar e ainda saber se ele é mesmo o produto que você está precisando.

Acerte a cor da sua pele

Os BB creams, em geral, não contemplam todas as tonalidades de pele. As peles clara e morena clara são as mais beneficiadas com os produtos disponíveis no mercado. Nesse caso é fácil: basta fazer um teste passando o produto no rosto e ver qual tonalidade mais se ajusta à sua pele. Mesmo aqueles com coloração autoajustável ao tom de pele nem sempre conseguem uma cobertura uniforme. O efeito vai ficar longe do natural, com pele mais clara que o pescoço, colo e mãos. A dica para quem não encontra um BB cream que se ajuste ao tom da sua pele é usar o produto como um primer hidratante e apostar numa base tradicional em seguida para conseguir uma boa maquiagem.

Protetor solar ou não?!

Caso o BB cream tenha fator de proteção solar a partir de 30 é possível sim dispensar outros protetores solares. Em geral, o produto protege contra os raios UVB e UVA. Algumas versões contém proteção apenas contra os raios UVA. Os raios UVB são os principais causadores do câncer de pele, enquanto os UVA são os principais responsáveis pelos sinais de envelhecimento, como rugas e manchas. Portanto, o mais recomendado é checar qual é a proteção solar que está sendo garantida pelo seu BB cream. Se o produto tiver filtro inferior a 30 ou não proteger contra os raios UVB, o protetor solar comum deve ser aplicado antes do BB cream – após a limpeza facial diária – acrescentando mais uma camada de proteção através da coloração. Mas lembre-se de reaplicar o filtro durante o dia, caso você não queira desfazer toda a maquiagem para reaplicar o produto, aposte em protetores em mousse ou flan – uma textura parecida, mais ainda mais leve que o mousse -, que podem ser aplicados sobre a maquiagem.

Pode dispensar o hidratante

O hidratante contido no BB cream já é o suficiente para uma pele saudável. Prefira as texturas oil-free, principalmente se você tiver pele oleosa, que garantem uma textura mais sequinha ao toque. A presença de vitamina A e Vitamina C na fórmula, que ajudam a restaurar a hidratação natural da pele, são os principais componentes hidratantes desse produto. Existem produtos com ativos ainda mais recomendados para quem quer uma hidratação turbinada, como as aquaporinas, por exemplo, poderosas aliadas no transporte de água para dentro e fora da célula. Mas lembre-se: o ideal é sempre consultar um dermatologista, que te avaliará de perto, identificará seu tipo de pele e recomendará os produtos mais adequados.

Ação antienvelhecimento

Alguns BB creams possuem tensores, antioxidantes, poderosos hidratantes – como as aquaporinas – calmantes e até reparadores de DNA. Todas essas substâncias são ótimas aliadas para quem quer um cuidado mais intenso, mas, de acordo com especialistas, para quem quer pontualmente combater o envelhecimento, o melhor é usá-las em fórmulas separadas, que são mais potentes que no BB cream. O mesmo se aplica aos ácidos clareadores.

Primer: usar ou não?

Pode até tirá-lo da sua listinha de compras. O BB cream já tem o primer em sua composição. O produto vai agir fechando os poros – e consequentemente melhorando seu aspecto – e, por sua vez, preparar a pele para a maquiagem, que terá maior duração. Além disso, a troca tem uma ótima relação custo-benefício: o primer costuma ser mais caro que o BB cream, quando se considera uma mesma marca para os dois produtos, salvo raras exceções. Mais um ponto a favor! Mas, se mesmo assim, você não dispensar seu primer favorito nem o BB cream, passe o primer antes do BB cream, o efeito dos produtos não será prejudicado.

Substitui a base?

O BB cream faz uma cobertura bem fininha, uniformizando a coloração da pele e iluminando a face. Para quem gosta desse efeito mais discreto, o BB cream pode ser uma ótima opção. A desvantagem pode ser a duração desse efeito sobre a pele, o que também vai depender da qualidade do produto.

Use o corretivo

A especialidade do BB cream é homogeneizar a cor da pele, de quebra o produto esconde alguns defeitinhos, mas essa não é sua principal função. Por isso nada de renegar o corretivo, ele continuará sendo um item importante na bolsinha. Para quem tem marcas fortes, como olheiras muito arroxeadas, a melhor opção é aplicar o corretivo antes mesmo do BB cream e da base. Para quem tem marquinhas mais discretas, vale tentar aplicar direto o BB cream e a base e então, se esses produtos não camuflarem os sinais, usar o corretivo.

Para retirar

O BB cream é um tratamento, mas também é uma maquiagem, o que torna indispensável o uso de um removedor de maquiagem para retirá-lo completamente da pele. Um demaquilante comum é o suficiente. Primeiro aplique o demaquilante e em seguida lave o rosto. Lavar o rosto antes fará com que a maquiagem se espalhe e fique borrada, dificultando a limpeza e agredindo mais a pele, já que será necessário esfregar mais vezes.

Fonte:
Minha Vida – http://goo.gl/fz7mBx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>