Ao contrário do que algumas marcas de maquiagem divulgam, dormir maquiada continua fazendo mal à pele.

Chegar em casa cansada e dormir eventualmente maquiada não é problema desde a pele seja devidamente limpa e tratada na manhã seguinte com um descanso entre maquiagens.

Chegar em casa cansada e dormir eventualmente maquiada não é problema desde a pele seja devidamente limpa e tratada na manhã seguinte com um descanso entre maquiagens.

Desde os tempos da vovó, dormir com a pele totalmente limpa é uma das dicas mais valiosas dos dermatologistas para manter a pele bonita. Porém, uma marca estrangeira que atua desde 2010 no Brasil, anda divulgando em suas campanhas publicitárias que a presença de agentes especiais na formulação da sua base permite que a mulher chegue da rua e vá direto para a cama sem o risco de danificar a pele. Segundo especialistas, a história não é bem assim. Por mais que os avanços científicos surpreendam a cada novo lançamento, o mais indicado ainda é retirar toda a maquiagem antes de dormir.

A fórmula do agente exclusivo da marca é uma combinação entre o ácido glicólico, usado para tratar o envelhecimento da pele, e o salicílico, que visa equilibrar a oleosidade e tratar a acne. Segundo a marca, não só a sua linha de maquiagem, como também as de limpeza, como sabonetes, e as de emergência, como géis secativos, possuem a combinação dessas substâncias. A marca afirma também que as diferentes versões de sua base foram formuladas, avaliadas e produzidas como cosmético multifunção de ação antiacne, com tonalidades que tem como efeito o disfarce das lesões não interferindo no efeito dos ativos presentes. No entanto, a dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peaux, defende que “todo produto com substâncias de camuflagem deve, necessariamente, ser removido por completo da pele, durante o repouso, com o objetivo de protegê-la. O ideal é que depois da loção demaquilante o rosto seja lavado e em seguida aplicado um creme noturno da preferência de cada um”.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realizou um teste com o produto e declarou que a informação no rótulo que diz que “não é necessário remover o produto antes de dormir” é tendenciosa e exagerada. Segundo a instituição, nenhuma voluntária do teste foi orientada por dermatologistas a dormir com a maquiagem.

Marcella, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, reitera, “dormir com base expõe a pele a um contato exagerado com algumas substâncias que podem danificar a pele no uso prolongado. Isso pode facilitar, entre outros problemas, o envelhecimento precoce”. Ainda segundo a dermatologista, o hábito de dormir maquiada, com o passar do tempo, pode ser tão prejudicial à pele quanto o tabagismo e a radiação ultravioleta.

Fonte:
Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/44UtLZ
Bonde Paranaense – http://goo.gl/zRe6Re

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>