Dermatologista nos explica se é mesmo seguro aplicar água salgada no rosto
Se aqui em São Paulo o friozinho nos deixa com vontade de morar embaixo das cobertas, no hemisfério norte, o verão está lotando as praias e deixando muita gente intrigada com os efeitos da água do mar na pele. Mas, afinal, água salgada seca espinha?
Tudo começou quando a usuária @leacrylics postou um vídeo no TikTok afirmando que a água do mar transformou a pele dela. “Sofro com acne desde que tenho 11 anos e comecei a reparar que toda vez que eu ia para a praia, todas as minhas espinhas iam embora. Então comprei um pacote de sal marinho e resolvi misturar com água.”
Ela afirma que passa a mistura todas as noites antes de dormir e que não teve mais espinhas desde então. Ela grava vídeos quinzenais para mostrar como está sua pele. Com 4.5 milhões de visualizações, o vídeo levou outras meninas a testarem a técnica e todos os resultados parecem ser bons, mas para esclarecer se a água do mar seca mesmo espinhas, conversamos com o dermatologista Daniel Coimbra, que alertou sobre a técnica: “Apesar de existirem lendas populares sobre como a água salgada do mar melhora a cicatrização, na verdade, não existe nenhum estudo que comprove isso.”
O dermatologista, inclusive, alerta para os riscos da trend viral. “A água do mar geralmente é contaminada e deve ser evitada em feridas ou lesões para não ocorrer contaminação ou infecção nesses locais.”
Logo, o ideal é não levar um pouquinho da água para casa e checar sempre com seu dermatologista se a água com um pouco de sal marinho também não pode prejudicar sua pele.