Revista Glamour: Roacutan afina o nariz?

Revista Glamour (Foto: Getty Images)

Revista Glamour (Foto: Getty Images)

Desvendamos se o remédio realmente afina o nariz

Você já deu de cara com a #RoacutanChallenge no TikTok? A trend, que começou para mostrar os efeitos do remédio na pele com acne se transformou em perigosa quando usuários começaram a compartilhar que o uso de Roacutan os deu uma “rinoplastia” gratuita, afinando o nariz. Conversamos com o dermatologista Daniel Coimbra para saber se isso é verdade e já adiantamos: NÃO É!

Afinal, o que é o Roacutan?

O famoso remédio é bem conhecido e serve para tratar casos graves de acne, mas também pode ser usado para outras doenças dermatológicas. “Ele precisa ser prescrito e deve ter acompanhamento médico regular, com exames mensais, para acompanhar a resposta do organismo do paciente”, afirma o dermatologista.

É verdade que ele afina o nariz?

Não! O que acontece é que, por ele agir diminuindo o a secreção das glândulas sebáceas, pode dar a impressão que o nariz afinou durante o tratamento porque essas glândulas contraem, mas Daniel ressalta: “Não existe um afinamento permanente com o uso do Roacutan. Ele apenas diminui a secreção de sebo e oleosidade, nada mais do que isso.”

Quais os riscos de tomar Roacutan sem necessidade ou acompanhamento?

O Roacutan tem muitos efeitos colaterais, sendo ressecamentos da pele e das mucosas, como na região dos lábios, olhos, nariz e região íntima, malformações fetais, queda dos cabelos, entre as mais comuns, por isso já deu para ver que não é nada bom tomá-lo sem indicação, certo?

O médico ainda alerta que, por ser processado no fígado, o remédio pode causar sobrecarga hepática e aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos. “Ele também pode engatilhar quadros depressivos e alterações de humor”, afirma. “São efeitos que, quando tratados por profissionais, são fáceis de diagnosticar e tratar, mas quando sem acompanhamento, podem se agravar cada vez mais”.

Fonte:
https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Pele/noticia/2021/07/roacutan-afina-o-nariz-desmistificamos-perigosa-trend-do-tiktok.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>