Esportes e atividades físicas intensas x toxina botulínica e preenchedores

Portal Anna Ramalho

Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Para tirar essas dúvidas, convidamos o dermatologista Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Professor no Ambulatório Geral de Dermatologia e da Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay, na Santa Casa do Rio de Janeiro:

– É verdade que quem faz atividade física intensa tem o tempo de duração dos procedimentos alterados / menos tempo? Por quê?

A atividade física intensa pode sim alterar a duração de alguns procedimentos estéticos, como a toxina botulínica por exemplo. A função principal da toxina botulínica é relaxar a musculatura tratada e a duração do seu efeito está relacionada, dentre outros fatores, com o quanto essa musculatura é recrutada para realizar os movimentos da mímica facial nos meses após o procedimento. Dessa forma, quanto mais exercitarmos esses músculos mais rápido será o retorno da sua movimentação. Por exemplo, quanto mais contrairmos a região da glabela (rugas do “bravo” entre as sobrancelhas), menor será o tempo de duração da toxina botulínica nessa musculatura. Outro fator importante relacionado a menor duração do efeito da toxina botulínica em pacientes que praticam exercícios intensos é a diminuição do percentual de gordura corporal. Como a gordura está localizada entre a musculatura e a pele, uma diminuição da espessura dessa camada geralmente é acompanhada de um aumento da contração muscular.

– Quais atividades evitar e em quais apostar? Por exemplo: quem pratica futevôlei acaba usando a testa para cabecear a bola.

Não existe associação da diminuição do efeito de toxina botulínica com futevôlei ou com qualquer atividade específica. O que devemos estar alertas é que atividades que diminuam muito o percentual de gordura corporal, podem levar a diminuição do efeito de procedimentos estéticos.

Temos que lembrar que o rosto gordinho forma poucas rugas. A gordura representa o “recheio” entre a pele e o músculo. Então, quanto menor esse recheio, menor a distância entre pele e músculo, e mais rápido o movimento da musculatura vai causar alterações (rugas) na superfície da pele. Por isso, a diminuição do % de gordura após o tratamento pode estar relacionada com uma diminuição da duração do efeito da toxina botulínica.

– Com os preenchimentos isso também ocorre?

As áreas da face onde possuímos maior atividade muscular, como a região do queixo e da boca, costumam apresentar uma duração menor do dos preenchedores quando comparadas com outras áreas como as bochechas, o nariz e as olheiras. Não acredito que o exercício físico corporal influencie da duração dos preenchedores, porém pessoas com hiperatividade da mímica facial (pessoas que contraem muito a musculatura facial de forma espontânea – “careteiras”) podem apresentar uma menor duração quando os preenchedores estiverem localizados próximos a esses músculos hiperdinâmicos.

Nos pacientes que realizam atividade física intensa, a diminuição do percentual de gordura pode levar a um aspecto mais cansado devido a perda de volume facial. Porém esse volume provavelmente está relacionado com a diminuição da própria gordura da face e não com a reabsorção dos preenchedores.

O número de estudos relacionados ao tema ainda são poucos e com resultados conflitantes. O que observo no consultório é que atividades físicas intensas com muito impacto, como a corrida por exemplo, vêm acompanhadas de um aumento de queixas relacionadas à flacidez da face. Dessa forma, costumo recomendar atividades de pouco impacto, como bicicleta e natação. Atividades com exercício extenuante ou que exijam muito esforço do paciente devem ser realizadas no máximo 3 vezes na semana. Já há estudos demonstrando que atividade física intensa muito frequente leva ao aumento da produção de radicais livres, com consequente aceleração do processo de envelhecimento.

– Qual deve ser o tempo de acompanhamento com dermatologista? O retorno para uma nova aplicação é mais curto?

Normalmente, recomendo aos pacientes que realizam tratamentos com toxina botulínica um intervalo de 4 a 6 meses, dependendo da necessidade de cada indivíduo naquele momento. A cada aplicação a duração do resultado tende a apresentar pequenas variações, dependendo do quanto os músculos estão sendo recrutados. Às vezes, o mesmo paciente pode necessitar de intervalos diferentes entre as aplicações, porém na grande maioria das vezes realizam aplicações 2 a 3 vezes ao ano.

– Tem algum problema / faz mal aplicar Botox e preenchedor em um curto intervalo que não é recomendado? Pode alterar a face e dar errado?

Não existe problema em realizar os dois tratamentos em intervalos curtos, eles podem inclusive ser aplicados no mesmo dia. Deve-se evitar apenas a realização da toxina botulínica nos mesmo locais dos preenchedores na mesma sessão, pois o edema (inchaço) do preenchedor pode levar a uma maior difusão da toxina e gerar assimetria na contração muscular. Dessa forma, evitamos tratar a mesma área numa mesma sessão

Fonte: Blog Ana Ramalho

https://www.annaramalho.com.br/cosmeticos-da-polinesia-francesa-para-o-brasil-alopecia-e-botox/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>