Adolescentes: Depilação só Depois da Puberdade

Especialistas sugerem que a depilação nos adolescentes comece só depois da puberdade, quando a configuração dos pelos já estiver definida.

Especialistas sugerem que a depilação nos adolescentes comece só depois da puberdade, quando a configuração dos pelos já estiver definida.

O aparecimento de pelos é um dos primeiros sinais de que a puberdade chegou. Junto com eles surge o desejo dos jovens de se livrarem da incômoda novidade, incluindo a depilação.

Entre os 11 e os 14 anos, os pelos ficam mais grossos e evidentes por causa das alterações hormonais. Mas, segundo especialistas, o ideal é iniciar a depilação somente após a puberdade, no caso das meninas, quando a menstruação fica regular. Antes disso, não é recomendado porque a configuração dos pelos da jovem ainda não está bem definida.

Técnicas tradicionais

Os métodos que os adolescentes podem utilizar não são diferentes dos usados por adultos. Cada pessoa deve experimentar e escolher a melhor opção, seja lâmina, cera quente, laser e outros. A busca pela solução mais eficaz para a retirada dos pelos deve levar em conta a parte do corpo que será depilada. Em áreas extensas como pernas, a cera é um bom método. No entanto, para as pessoas que sentem muita dor ou têm problema com pelos encravados, a lâmina pode ser uma solução.

Para a virilha e as axilas, as lâminas são muito procuradas pela praticidade, assim como os cremes depilatórios, que dissolvem a parte externa do pelo. No entanto, devido a ocorrência comum de reações alérgicas, antes de usar cremes deve-se fazer o teste de sensibilidade aplicando uma pequena quantidade do produto no braço e aguardar 24h. Se a pele ficar vermelha ou coçar, é sinal de que o creme tem potencial alérgico e deve ser descartado.

Mesmo que o creme não cause reações no teste de contato, em hipótese alguma deve-se ultrapassar o tempo máximo de aplicação recomendado pelo fabricante, pois as alergias podem ser adquiridas com o uso recorrente do cosmético.

Laser e fotodepilação

Para a maioria dos dermatologistas, entre todos os métodos disponíveis, o laser tem mais vantagens porque promove uma depilação de longa duração e não causa a inflamação da raiz no bulbo (foliculite), não mancha a pele e é praticamente indolor.

Os cuidados em peles jovens são semelhantes aos aplicados em peles maduras. É necessário não tomar sol antes e depois do procedimento e, dependendo da área depilada, deve-se passar cremes com ação calmante.

Outra técnica atual é a fotodepilação, que também pode ser utilizada por adolescentes e não tem contraindicação. Os cuidados e recomendações são os mesmos do laser.

Sem pelo encravado

No caso dos meninos, a barba passa a ser uma preocupação estética com a chegada da puberdade, ainda que os pelos sejam mais finos e com menor densidade, se comparados aos de um homem adulto.

Uma das queixas mais recorrentes nessa faixa etária é o pelo encravado, que acontece quando fios ficam retidos sob a pele, gerando um processo inflamatório. O resultado é dor, infecção por bactéria e bolinhas de pus.

Há algumas estratégias para evitar o problema. A primeira é fazer a barba sempre no sentido do crescimento do pelo. Outra recomendação é nunca usar lâminas velhas e se barbear com água morna.

O melhor momento para eliminar os pelos do rosto é após o banho, que é quando os fios estão mais macios e o número de bactérias na superfície da pele é bem menor, diminuindo o risco de foliculite.

Fonte:
https://goo.gl/6QCWk9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>