Própolis: 4 Motivos Que Fazem Dela Uma Aliada da Saúde e da Pele

Propolis significa 'em defesa da cidade'. As abelhas produzem a resina para proteger a colmeia e sua comunidade. Na imagem, bolas de propolis em bruto.

Própolis significa ‘em defesa da cidade’. As abelhas produzem a resina para proteger a colmeia e sua comunidade. Na imagem, bolas de propolis em bruto.

Pesquisadores confirmam o poder antimicrobiano e antioxidante da própolis brasileira. Aprenda a tirar proveito desse reforço à imunidade.

Antes de tudo, a própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora regional e alteradas pela ação das enzimas contidas na saliva das abelhas. Uma das substâncias mais estudadas no mundo, a própolis não pára de produzir resultados apontando sua eficácia contra toda sorte de vírus, bactérias e fungos.

Uma das novas pesquisas que confirmam esse papel foi realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, no interior paulista. O time de cientistas avaliou as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras da própolis orgânica brasileira.

As análises em laboratório revelaram que, além de combater o excedente de radicais livres, já associados ao envelhecimento precoce e a danos celulares, a própolis se mostrou bastante eficaz frente aos microrganismos. Compostos presentes na resina cerosa das abelhas interferem na membrana celular das bactérias, desestabilizando o ciclo de vida desses seres microscópicos e causando sua morte.

Principais efeitos da própolis no corpo

– Combate amidalites

Infecções nas vias aéreas superiores, como a amidalite, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram-positivas. Experimentos demonstram que a própolis tem uma atividade antibacteriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo. A substância inclusive amplificaria a resposta do corpo aos antibióticos.

– Protege os dentes

Até as bactérias da boca saem perdendo com o produto das abelhas. Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos, substâncias que, no corpo, estão por trás dos benefícios da própolis. Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e a doença periodontal. Não à toa, já existem empresas incluindo o ingrediente na receita de seus cremes dentais.

– Fortalece a imunidade

Em alguns estudos foi observada a participação da própolis em prol do sistema imunológico. Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micro-organismos.

– Acaba com a acne

Além do aroma agradável, a própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana. Daí por que especialistas chegam a recomendar seu sabonete a pessoas que sofrem com a acne.

Modo de usar

O fato de a própolis oferecer tantos benefícios não significa usar o extrato, a forma mais consumida por aqui, como se fosse água. A forma de consumo mais indicada é a ingestão de 15 a 25 gotas em jejum para fortalecer o sistema imune. Médicos imunologistas recomendam o uso do produto por um curto prazo, pois o uso contínuo faz com que o organismo se torne  tolerante à substância e deixe de aproveitar seus benefícios.

Fonte:
https://goo.gl/OrwJ4V

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>