Vogue | Ácido ferúlico: o que é, como usar e os benefícios do ativo hypado do momento

Dermatologista explica as principais dúvidas sobre o ingrediente da rotina de skincare que funciona como um potente antioxidante

Por Sara Magalhães | 08/04/2023

IMAGEM MATERIA ORIGINAL

Ácido hialurônico, glicólico e vitamina C são alguns dos ingredientes velhos conhecidos das rotinas de skincare. Mas você já ouviu falar sobre o ácido ferúlico? O ativo tem conquistado espaço nas prateleiras e nos debates sobre os ativos da vez na rotina de cuidados. A dermatologista Camila Salazar, da Clínica Les Peaux, do Rio de Janeiro, explica que o ingrediente é um potente antioxidante, encontrado em altas concentrações naturalmente nas plantas. Abaixo, entenda o que é o ácido ferúlico, como usá-lo e seus benefícios!

O que é o ácido ferúlico?

A dermatologista explica que o ácido ferúlico é um composto pertencente ao grupo dos ácidos fenólicos, comumente encontrado em tecidos vegetais como grãos integrais, espinafre, salsa, uva e sementes de cereais. “Ele é considerado um antioxidante poderoso, além de ter propriedades anti-inflamatórias, anti-microbianas, antineoplásicas e imunoestimuladoras”, resume a médica.

Para o que serve o ácido ferúlico?

“Na dermatologia, sua principal função é de retardar o processo de envelhecimento cutâneo, uniformizar o tom da pele e contribuir para a prevenção do câncer de pele. Suas propriedades antioxidantes protegem o DNA das células cutâneas dos danos induzidos pela radiação ultravioleta, bloqueando a ação e formação dos radicais livres”. A dermatologista explica que o ácido ferúlico também inibe a ação das células produtoras de melanina e da principal enzima responsável pela hiperpigmentação da pele, a tirosinase. Por conta desta propriedade, ele é um produto amplamente utilizado para formulações fotoprotetoras, anti-inflamatórias e que que promove a melhora da qualidade da pele, prevenção de rugas e linhas finas. Ele atenua manchas escuras, auxília no tratamento de doenças como melasma e acne e na prevenção do câncer de pele.

Como utilizar o ácido ferúlico na rotina de skincare?

O ingrediente pode ser utilizado isolado, mas é mais frequentemente usado em associação com outros ativos, especialmente à vitamina C, vitamina E, ácido tranexâmico e cafeína, atuando de forma a estabilizar e potencializar os demais compostos. É muito comum encontrar o ácido ferúlico em séruns. “Algumas gotas são suficientes para ser aplicadas e espalhadas na pele pela manhã, antes do hidratante e do protetor solar, todos os dias”, ensina a médica. O produto também pode ser usado em fórmulas de peelings e para mesoterapia (procedimento estético que consiste na aplicação de medicamentos sob a pele).

Camila explica que, ao contrário de alguns ácidos, o ferúlico pode ser utilizado pela manhã para reforçar a proteção solar: “Como o ácido ferúlico possui propriedades que ajudam a proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e luz visível, é preferível que seja utilizado durante o dia, assim como o protetor solar. No entanto, não há contraindicações de ser utilizado também no período noturno”.

Quais são as contraindicações do ácido ferúlico?

“O ácido ferúlico tópico na concentração usual de 0.5 a 1% é considerado seguro para todos os tipos de pele”, destaca a médica, no entanto, ela explica que pessoas de pele sensível devem atentar-se para a possibilidade de irritação, podendo ser necessário um teste com pequenas quantidades em área isolada da pele antes de iniciar o uso diário. Pacientes que possuem alguma condição como dermatite, psoríase e rosácea devem consultar o dermatologista para verificar se é adequado utilizar o ácido ferúlico.

FONTE:

https://vogue.globo.com/beleza/noticia/2023/04/acido-ferulico-o-que-e-como-usar-e-os-beneficios-do-ativo-hypado-do-momento.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>