Marie Claire | Os riscos do spray nasal de bronzeamento

Spray nasal de bronzeamento: saiba os riscos do produto que viralizou no TikTok

Dermatologista explica por que o spray não é regulamentado no Brasil e indica formas mais seguras de bronzear a pele

Por Redação Marie Claire | 28/04/2023

Spray nasal de bronzeamento — Foto: TikTok/ Reprodução

Spray nasal de bronzeamento — Foto: TikTok/ Reprodução

Não é de hoje que a pele bronzeada é o desejo de muita gente. Seja um banho de sol ou técnicas artificiais, o que não faltam são formas de conseguir a tonalidade queridinha. Agora, a novidade é um spray nasal que promete ajudar a conquistar o bronze perfeito.

A tendência viralizou no TikTok, onde vídeos mostram garotas aplicando o produto nas narinas. Segundo Camila Salazar, dermatologista da Clínica Les Peaux, o spray contém melanotan 2, que potencializa a síntese de melanina, responsável por estimular a pigmentação da pele.

“O melanotan 2 é um peptídeo produzido em laboratório que promete aumentar as enzimas e substratos naturalmente usados em nosso organismo para a síntese de melanina”, explica a profissional.

O problema, segundo a especialista, é que esse recurso apresenta riscos à saúde. Quando absorvidas pelo organismo, as substâncias que compõem o spray se espalham por todo o organismo – e, por isso, não são regulamentadas para uso intranasal.

“Elas podem causar desde eventos locais, como inflamações e infecções nas vias respiratórias, até eventos sistêmicos, como alterações gastrointestinais, insuficiência renal e rabdomiolise. Também pode haver aumento da libido e aumento da sensibilidade da pele à radiação ultravioleta, o que favorece o surgimento dos cânceres de pele”, alerta.

A situação é ainda mais crítica se o usuário associar o uso do spray à exposição solar diária ou a câmeras de bronzeamento (proibidas no Brasil), como orienta o fabricante do produto.

Devido à falta de informações sobre a segurança do produto, não há regulamentação para ele no Brasil.

“Nenhum bronzeamento que envolva desgaste pelo sol é considerado saudável”, ressalta Camila. Isso porque, no processo de exposição solar, os raios UV danificam o DNA, e o aumento da pigmentação é uma resposta do organismo para minimizar esses danos. Segundo a dermatologista, a única forma segura de se bronzear é por meio de sprays ou loções autobronzeadoras, aplicadas na pele. O uso de proteção solar é indispensável.

Fonte:
https://revistamarieclaire.globo.com/beleza/noticia/2023/04/spray-nasal-de-bronzeamento-saiba-os-riscos-do-produto-que-viralizou-no-tiktok.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>