Unhas Fracas Podem Significar Problemas de Saúde.

A fraqueza das unhas é um problema que muitas mulheres enfrentam e que pode ser ocasionado por diversos motivos. Na tentativa de resolver esse problema, muitas já tentaram de tudo, mas poucas tiveram sucesso. Carência nutricional, alergia ou intolerância a produtos químicos, desequilíbrio hormonal e até mesmo a presença de alguma doença oculta podem estar entre as causas de unhas fracas e quebradiças. Este artigo revela algumas causas recorrentes e traz dicas importantes para o combate desse mal que afeta mulheres de todas as raças e classes sociais ao redor do mundo.

Unhas quebradiças, na maioria dos casos, são decorrentes de alterações e carências do organismo, principalmente de vitamina A, ferro e zinco. Pessoas com deficiência na glândula tireoide também podem apresentar unhas finas e frágeis. Geralmente, quando as unhas estão fracas, o cabelo também apresenta alguns problemas, como opacidade e até pontas duplas. Isto ocorre porque há carência de queratina, uma proteína fibrosa formada por aminoácidos produzida pelo organismo de quase todas as espécies do reino animal. No homem, está presente na pele, unhas e pelos (cabelos).

A falta de queratina, além de deixar as unhas fracas, pode prejudicar o brilho e o desembaraço dos cabelos porque a deficiência desta substância desestrutura o fio e impede a distribuição da umidade ao longo do comprimento. É preciso prestar atenção nos sinais dados pelo nosso organismo que ajudam a detectar o que está faltando, seja no aspecto nutricional ou na presença de doenças mais graves.

As alterações das unhas também podem estar associadas à diabetes, doenças de pele, gravidez e manuseio de produtos químicos. Pessoas que lavam as mãos com muita frequência e usam produtos químicos, por exemplo, podem ter unhas frágeis e quebradiças, além de apresentarem, em alguns casos, irritação na pele. Por isso devem ser observados os hábitos de cada pessoa antes de um diagnóstico irresponsável. Aceitar a indicação de produtos e medicamentos usados para o tratamento de um problema semelhante ao de um amigo ou parente pode interferir em outros aspectos da saúde e não só piorar o quadro das unhas como ocasionar problemas mais sérios.

Para garantir o fortalecimento das unhas, a Dra. Marcella Alves, dermatologista da clínica Les Peaux, recomenda deixar as unhas sem esmalte por um período, para que consigam obter uma hidratação ideal. “Deixe as unhas um ou dois dias sem esmalte para “respirar”. Se elas já apresentam alguma irregularidade ou alteração visível, evite passar novo esmalte. Neste caso a unha pode ficar fraca, esbranquiçada e pode começar a escamar”. Segundo a especialista, evitar contato com produtos químicos e ingerir alimentos saudáveis que favoreçam o equilíbrio do corpo são fatores fundamentais para a saúde das unhas. “Procure alimentos ricos em Vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. A biotina, por exemplo, encontrada em peixes, ovos e carnes, é uma substância que atua na síntese da queratina, fundamental para unhas e cabelos”. Conclui Marcella.

Unhas ressecadas e esbranquiçadas podem significar que o corpo não anda muito bem. O diagnóstico de um especialista é fundamental para a detecção e solução do problema.

Unhas ressecadas e esbranquiçadas podem significar que o corpo não anda muito bem. O diagnóstico de um especialista é fundamental para a detecção e solução do problema.

Existem no mercado cápsulas de reposição nutricional e fortalecedores de unhas que podem ajudar a reverter o quadro, mas o ideal é visitar um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para que o problema seja analisado de perto. Caso o diagnóstico aponte problemas nas unhas, produtos de uso tópicos devem resolver no curto prazo, mas se o problema for interno, hormonal, por exemplo, o tratamento pode se estender por alguns anos.

Fontes:
– Saúde e Beleza – http://goo.gl/J4Ke4m
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/6ZlVXX
– Wikipédia – https://goo.gl/q1c86s
– Corpo a Corpo – http://goo.gl/giShHF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>