05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde.

O sanitarista Oswaldo Cruz faleceu em 1917, aos 44 anos, e deixou germinando a semente do seu maior legado, a Fiocruz.

O sanitarista Oswaldo Cruz faleceu em 1917, aos 44 anos, e deixou germinando a semente do seu maior legado, a Fiocruz.

DE UM HOMEM NASCE UMA FUNDAÇÃO.

No dia 5 de Agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Essa data foi escolhida em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, importante sanitarista brasileiro, nascido na mesma data no ano de 1872.

Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina aos 15 anos, e quatros mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.

Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina anti-varíola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico. Oswaldo Cruz morreu em 1917 e deixou como maior legado uma semente que ao germinar se tornaria a Fundação Oswaldo Cruz, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina e uma das mais importantes do mundo.

Na Fundação Oswaldo Cruz são executados mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças como Aids, malária, Chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, esquistossomose, meningites e hepatites, além de outros temas ligados à saúde coletiva, entre os quais a violência e as mudanças climáticas, e à história da ciência.

A clínica Les Peaux faz esta justa homenagem a um dos mais importantes pesquisadores do Brasil e aproveita a data para reafirmar seu compromisso de estender a todo cidadão, através dos seus canais de comunicação, os benefícios do seu cuidado; informando, entretendo e promovendo mais saúde e bem estar.

Fontes:
– Fundação Oswaldo cruz – http://goo.gl/xoNRhY
– InfoEscola – http://goo.gl/RpZKwo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>