TATUAGEM. Pratica Milenar Que Nunca Sai de Moda.

Praticada há milênios, as tatuagens se firmam como adorno corporal que nunca saem de moda.

Praticada há milênios, as tatuagens se firmam como adorno corporal que nunca saem de moda.

As tatuagens, ainda nos primórdios da humanidade, existiam como forma de classificar desde a origem de um indivíduo, até sua hierarquia no contexto social. De lá para cá, apesar de ainda termos conhecimento de alguns povos, entre África e Ásia, que ainda as utiliza como símbolo de poder e de nobreza, o resto do ocidente deu novo sentido às tatuagens. Elas se tornaram importante adorno corporal e ferramenta de sedução na era do culto ao corpo. Nos guetos, as tatuagens funcionam como códigos de pertencimento e geralmente são exibidas como forma de impor respeito aos ideais e atitudes do grupo ou do indivíduo. Estima-se que, atualmente, 1/3 da humanidade, cerca de 2,4 bilhões de pessoas, tenha alguma tatuagem, seja qual for o ideal.

Do ponto de vista da saúde, não existe nada que comprove que uma tatuagem bem executada, feita em local apropriado, seja nociva à saúde. Problemas como dermatites de contato e queloides são as únicas causas documentadas relacionadas à prática das tatoos, mesmo assim com baixos índices de reclamação.

O dermatologista Daniel Coimbra, médico da clínica Les Peaux, no Rio, refere quanto às tatuagens, “não desaconselho àqueles que querem tatuar o corpo, mas sugiro que sejam cautelosos e sigam as orientações quanto a segurança para evitar riscos à pele e a saúde”, enfatiza.

MITOS E VERDADES SOBRE AS TATUAGENS.

MATERIAL DESCARTÁVEL:
Todo material tem que ser descartável para evitar risco de infecções pelo contato com resquícios de sangue, o que pode acontecer mesmo se for esterilizada. A transmissão do HIV e hepatite, por exemplo, são mais comuns em tatuagens feita em prisões ou em locais sem cuidados e higiene necessários.

DOAÇÃO DE SANGUE:
Doações ou transfusões de sangue são sugeridas após um ano da realização da tatuagem, e não tem nada a ver com a tinta, e sim porque este é o tempo suficiente para um teste revelar se houve contaminação por algum tipo de vírus.

TATUAGEM DE HENNA:
Esse tipo de procedimento pode causar dermatite de contato, uma espécie de alergia ao contato da pele com algum produto com potencial alergênico, como a tintura a base de henna. Mas isso acontece em pessoas potencialmente alérgicas, como as portadoras de dermatite atópica (lesões na pele com coceira).

QUELOIDES:
O queloide é uma cicatriz imperfeita, geralmente com aspecto inchado, róseo e endurecido, que pode causar coceira e dor. Como a tatuagem pode propiciar um aumento do processo inflamatório da pele, intervenções no local do desenho, como pancadas, aumentam a chance de má cicatrização e a formação de queloides. Inclusive, deve-se evitar retirar as casquinhas que se formam neste período a fim de manter a integridade da superfície da pele.

EXPOSIÇÃO AO SOL:
Quem tem tatuagem não precisa deixar de ir à praia, por exemplo, mas deve evitar a exposição ao sol nos primeiros 60 dias para evitar inflamação e a despigmentação. Após as primeiras semanas, usar sempre bloqueador solar no local.

HIDRATAÇÃO:
Usar creme hidratante na cicatriz ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

DIABETES E TATUAGEM:
Diabéticos não estão proibidos de fazer tatuagem desde que estejam com a glicemia totalmente controlada. Entretanto, é preciso evitar tatuagens em locais da pele em que normalmente são aplicadas as injeções de insulina. Vale ressaltar que o diabético corre mais risco de sofrer infecções, então é melhor que haja orientação médica.

SERÁ QUE VAI DOER?
Vai, com certeza! Áreas de maior enervação ou vascularizadas, como mucosas, rosto e extremidades, causam mais dor. Mas, geralmente o processo já é doloroso porque a prática consiste em lesar a pele insistentemente para aplicar o pigmento no seu interior.

ARREPENDIMENTO:
Por mais que existam novas tecnologias que permitem apagar tatuagens, dependendo da extensão do desenho e da profundidade do pigmento, pode ser quase impossível apagá-lo sem deixar resquícios. É bom pensar bem antes para não se arrepender depois!

Pronto, agora é a sua vez de decidir! Depois deste artigo as suas dúvidas principais já não existem mais e fica mais fácil decidir se sai ou não a primeira, segunda ou quinta tatuagem. Discretas ou muito expressivas, o hábito de marcar a pele não deixa a menor dúvida que acompanhará a humanidade até o fim dos tempos.

Fontes:
– UOL – Notícias – http://goo.gl/S7xq6u
– ObaOba.com – http://goo.gl/sVUJHD
– Brasil Escola – http://goo.gl/194jYQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>