Benefícios Que o Sono Traz Para a Sua Saúde.

Dormir bem pode prevenir obesidade, depressão e até doenças cardíacas.

Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante, ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios, como apneia e insônia, pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.

O sono sem qualidade desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão. Por isso listamos alguns benefícios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua saúde. Confira:

Previne a obesidade.

19 AGO OBESIDADE

Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. A consequência disso é a ingestão exagerada de calorias durante o dia. Como o corpo é uma máquina extremamente equilibrada, a falta de leptina faz com que o corpo produza grelina, uma substância que está relacionada à fome e a redução do gasto de energia. Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, EUA, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Fortalece a memória.

19 AGO MEMORIA

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir. Esta foi a conclusão de um estudo feito em Lubeck, na Alemanha. Segundo pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. Durante o sono, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas.

Previne a depressão.

19 AGO depressão

As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa podem ser menores se ela dormir entre seis e nove horas por dia. É o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, também nos EUA, que analisou mais de dez mil pessoas. Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado “normal”, entre seis e oito horas por noite, tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Resultados similares indicaram que o fato de dormir pouco, menos de seis, ou muito, mais de nove, também são considerados como risco para a depressão.

Previne o Envelhecimento Precoce e Favorece o Desempenho Físico.

19 AGO ENVELHE

Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento, promove a renovação celular, mantém o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir, por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio e podem aparentar mais idade do que realmente têm.

Melhora o desempenho no trabalho.

19 AGO TRABALHO

Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada. Os principais sintomas são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho. O estresse no trabalho também pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de álcool e drogas, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação equilibrada.

Fontes:
– Grupo Endeavor – http://goo.gl/NSlZFa
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/wF4rWP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>