Assaduras e manchas: evite o desgaste da pele durante os treinos

 

Xô preguiça: creme antiatrito e roupas especiais garantem conforto durante e depois dos exercícios físicos (imagem shutterstock).

Xô preguiça: creme antiatrito e roupas especiais garantem conforto durante e depois dos exercícios físicos (imagem shutterstock).

Semana começando e a dica vai para quem não espera chegar o verão para começar os treinos e busca ficar em forma o ano todo.

O atrito em algumas partes do corpo quando fazemos exercícios pode ser um tremendo incômodo, seja pelo desgaste da pele entre as coxas devido à corrida, no bumbum e na virilha devido a uma aula intensa de spinning – ou bike outdoor – e na lateral do tronco pela fricção constante dos braços. O problema pode ocorrer com homens e mulheres sem restrição de peso e idade, sendo mais comum em pessoas com maior volume corporal. A ardência nas áreas afetadas pode ser o menor dos problemas, já que em muitos casos a pele se torna escura e mais espessa ao longo dos anos.

As assaduras podem ser facilmente evitadas com o uso de acessórios, roupas específicas e até cosméticos antiatrito. Se seu esporte preferido for sobre pedais, invista em selins e capas com almofadas de gel extra. Uma alternativa são as bermudas acolchoadas na região da pélvis que podem ser usadas por baixo do short com muito conforto e o mesmo benefício. Nem todo mundo sente necessidade dessa proteção extra, mas que ajuda, ajuda.

Cremes Antiatrito

O mercado de produtos para atletas já incorporou a necessidade de proteção contra atrito, que causam assaduras em muitos corredores, evitando os ferimentos causados pelo desgaste da pele contra pele, roupa contra pele ou tênis contra pele. Neste caso a alternativa seria usar óleo para hidratar e proteger a pele, eles podem ser desconfortáveis em dias muito quentes, mas os óleos para peles irritadas são ótimos principalmente no pós-treino, recuperando e mantendo a região atingida hidratada. Óleo de amêndoas é uma boa pedida.

Outra opção conhecida por quase todo mundo é o talco – sim, os mesmos usados em bebês. Ele minimiza o atrito e são bem baratinhos. O problema é que eles aparecem na pele, mas se você não se importar, tenha um pote por perto.

Roupas adequadas

Quem tem coxas grossas deve pensar bem no tipo de roupa que vai usar. Peças feitas para a prática de esportes, em lycra ou poliéster, que cobrem as regiões em atrito, são as mais indicadas. Atualmente a tecnologia empregada na fabricação desses tecidos permite que a pele respire sem abrir mão da proteção.

Homens que correm longas distâncias sofrem com o atrito nos mamilos, causado pela fricção da camiseta contra o corpo. É algo que não costuma incomodar as mulheres, pois elas usam tops e sutiãs destinados a dar suporte e firmeza aos seios, evitando esse problema. Para eles, a solução pode ser os curativos almofadados à prova d’água ou optar por camisetas coladas ao corpo, daquelas que os atletas profissionais usam, como uma segunda pele.

Ache a melhor maneira de amenizar os incômodos causados pela prática esportiva, mas não desista de praticá-los. Procure um dermatologista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pergunte sua opinião sobre as dicas deste artigo.

Fonte:

https://goo.gl/p79bK7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>