VOGUE | ‘Prejuvenation': a aposta da vez para os cuidados com a pele é a prevenção

Por Sara Magalhães – 30/03/2023

Ao contrário do rejuvenescimento, que foca em cuidados após rugas e marcas de expressão surgirem, a tendência na indústria da beleza é criar uma rotina que previna os danos à pele e promova a longevidade do tecido

Prejuvenation | Arquivo Vogue/ Lufré

Prejuvenation | Arquivo Vogue/ Lufré

Nunca a frase “é melhor prevenir do que remediar” esteve tão conectada às tendências de cuidados com a pele como agora. Se no passado a ideia era procurar por tratamentos que amenizassem as linhas de expressão e rugas, um novo olhar voltado cada vez mais para a prevenção toma conta do universo da beleza. Batizado de “prejuvenation” (uma mistura das palavras prevenção e rejuvenescimento, em inglês), esse conceito, propagado por millenials e geração Z, foca em uma rotina de cuidados e tratamentos pouco invasivos que irão prevenir as marcas do tempo, ao contrário do rejuvenescimento, que se concentra na recuperação após os danos estarem instaurados na pele.

O que é “prejuvenation”?

“Esse conceito surgiu recentemente nos Estados Unidos devido à forte tendência comportamental dos jovens adultos em iniciar cada vez mais cedo os tratamentos para a pele. O objetivo do prejuvenation é mostrar que, com atitudes preventivas, obtemos resultados mais naturais no cuidado com a pele a long prazo”, resume o médico dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Esqueça as altas doses de preenchimentos e cirurgias plásticas quando se fala em prejuvenation. “Trata-se da adoção de rituais de skincare  e procedimentos estéticos minimamente invasivos, que focam na prevenção dos sinais do envelhecimento, qualidade de pele e longevidade”, acrescenta a dermatologista Larissa Oliveira, que atende na Clínica Les Peaux. Com esse conceito em mente, os tratamentos são feitos com o objetivo de estimular o organismo a produzir novo colágeno, criando o chamado “banco de colágeno” pelos médicos.

Quando e como começar a aderir o prejuvenation?

Alarcão explica que o envelhecimento da pele é um processo natural e inevitável, mas pode ser acelerado por diversos fatores, como genética, má alimentação, fumar, consumir em excesso bebidas alcoólicas, exposição solar, estresse e poluição. Além destes fatores, a partir dos 25 anos, o nosso organismo passa a perder de 1 a 2% de colágeno por ano. “O colágeno é considerado uma das proteínas mais importantes do corpo, pois é essencial para a estrutura, integridade e saúde dos ossos, articulações, pele, cabelos e sustentação dos órgãos, constituindo cerca de 25% de toda a proteína corporal”, explica o dermatologista.

A médica Larissa Oliveira explica que os primeiros cuidados com a pele devem começar na infância, com a utilização do filtro solar quando a criança for se expor ao sol. O skincare diário com produtos voltados para a qualidade de pele e prevenção de danos estão indicados a partir dos 25 anos. Para o grupo de pessoas adeptas de uma rotina de skincare voltada para o prejuvenation, a chave está nos ingredientes dos cosméticos. Os ativos de skincare mais indicados para o início precoce, além dos filtros solares e limpeza adequada da pele (com sabonete líquido e demaquilante), são os antioxidantes, substâncias que reduzem o estresse oxidativo das nossas células e o acúmulo de radicais livres, sendo esses um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento. Dentre as substâncias antioxidantes mais importantes disponíveis hoje no mercado, a dermatologista cita a vitamina C, E, retinol.

Por volta dos 28 a 30 anos, começa a reabsorção do colágeno e surgem os primeiros sinais de rugas e flacidez. Nessa época, são indicados os tratamentos minimamente invasivos de caráter preventivo, como a toxina botulínica em microdoses (uma das práticas mais comuns entre os adeptos do prejuvenation). “Em quantidades menores, o botox não apenas trata as rugas dinâmicas (aquelas que apareceram com os movimentos), mas também reeducam a musculatura da face e pescoço com o passar dos anos, impedindo o excesso de contração muscular em áreas indesejadas, como a região da glabela, conhecida como ‘rugas do bravo'”, diz a dermatologista.

O bioestimulador de colágeno, substância que estimula a produção do nosso próprio colágeno na área onde foram injetadas, faz com que a pele envelheça com menos sinais de elastose (danos solares) e flacidez. Entre os tratamentos indicados por quem deseja aderir ao prejuvenation está o ultrassom microfocado, que também é minimamente invasivo, retarda a flacidez e melhora a elasticidade da pele por meio da produção de micropontos de coagulação induzindo um processo inflamatório para haver a produção de novo colágeno.

Aliando a rotina de skincare e os tratamentos minimamente invasivos, um dos principais pilares do prejuvenation está a adoção de hábitos saudáveis, afirmam os dermatologistas. “Tão importante quanto a rotina de skincare e tratamentos de consultório são os hábitos diários, com dieta rica em substâncias antioxidantes, pobre em açúcar, baixa ingestão de álcool, não fumar, se proteger do sol, controle do estresse e sono de qualidade. Estes são os definidores de qualidade da pele e sua longevidade”, destaca Larissa.

Fonte:
https://vogue.globo.com/beleza/noticia/2023/03/prejuvenation-a-aposta-da-vez-para-os-cuidados-com-a-pele-e-a-prevencao.ghtmlVOGUE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>