Harper’s Bazaar | Dossiê do cabelo para mulheres 50+

Veja as dicas da especialista em medicina capilar Alexandra Lopes

"O cabelo não cai em mulheres na menopausa, e sim, fica mais fino por questões hormonais" | Alexandra Lopes

“O cabelo não cai em mulheres na menopausa, e sim, fica mais fino por questões hormonais” | Alexandra Lopes – Freepik

Com o período pré-menopausa e durante a menopausa, muitas mulheres observam mudanças corporais, como o possível aumento da circunferência abdominal, devido à queda dos níveis de estrogênio, assim como o aparecimento de rugas mais marcantes, flacidez e ainda alterações da composição do cabelo.

Neste caso em especial, o que pode ser feito para garantir fios mais fortes e volumosos nesta fase da vida de uma mulher? Para falar do assunto, especialista em medicina capilar Alexandra Lopes, da clínica Les Peaux (RJ), lista cuidados fundamentais. Anote as dicas:

Couro cabeludo: o que muda?

A principal alteração é o ressecamento do couro cabeludo, a quantidade de sebo produzido varia com o tamanho das glândulas sebáceas, sendo baixa antes da puberdade, aumentando rapidamente na puberdade e permanecendo em um nível alto até 45-50, quando, então, declina. O declínio é maior em mulheres do que em homens.

“Essa paciente vai relatar um cabelo mais ressecado, áspero e mais quebradiço. E também a deterioração das propriedades cosméticas do cabelo relacionada à idade inclui mudanças na pigmentação capilar (cabelo grisalho) onde os melanócitos que são as células responsáveis pela cor do cabelo param de produzir a melanina. 50% das mulheres com 50 anos terão 50% dos fios brancos”, sinaliza a terapeuta capilar.

Volume garantido

“Na verdade, o cabelo não cai em mulheres na menopausa, e sim, fica mais fino por questões hormonais. Chamamos esse evento de miniaturização. Com o tempo o ciclo de crescimento vai diminuindo, consequentemente, os fios vão afinando. Por isso essas mulheres percebem que tem menos cabelo do que tinham antes. Existem medicamentos e tratamentos que podem amenizar esse quadro”, explica Alexandra.

Uso de tintura para os fios 50+

“Como o couro cabeludo dessas mulheres são mais secos, a chance do mesmo ficar irritado é maior. O ideal é usar tinturas hipoalergênicas e sem amônia, além de hidratar bastante esse fio”, indica a especialista.

Beleza de dentro para fora

É preciso repor alguns nutrientes, como silício orgânico, cistina, cisteína, biotina, entre outros, conforme a deficiência individual de cada paciente. “Lembrando que cada indivíduo é único e a prescrição tem que ser voltada para a necessidade de cada um, através principalmente de exames laboratoriais”, ressalta a especialista.

Calvície Feminina

“Como os cabelos vão afinando, mulheres que já possuem cabelos mais finos ficam com o couro cabeludo mais exposto, dando a impressão de estarem ficando calvas, não necessariamente é calvície. Para fazer um diagnóstico mais preciso é necessário passar por uma consulta médica”, orienta Alexandra.

Deficiência de Vitamina D

“Qualquer deficiência de alguma vitamina pode levar a queda capilar, porém, a pele tem importante participação na produção de Vitamina D. O receptor de vitamina D é necessário para o ciclo normal dos folículos pilosos e a iniciação da fase de crescimento, importantíssimo para mulheres que estão na menopausa”, ressalta.

Vitaminas essenciais

“As melhores vitaminas para os cabelos na menopausa são vitamina D, vitaminas do complexo B, ferro e vitamina E. Vale ressaltar que cada indivíduo é único e a prescrição e dose dessas vitaminas tem de ser orientadas por um médico, pois o excesso das mesmas também pode levar a queda capilar”, alerta.

Receita caseira

E para quem sofre com couro cabeludo ressecado, a especialista indica a receitinha abaixo, que pode ser feita em casa. “Deixar agir no couro cabeludo e fios por 2 horas e retirar com xampu de sua preferência”, ensina.

Ingredientes:

– 1 gota de óleo essencial de lavanda
– 1 gota de óleo essencial de camomila
– 1 gota de óleo essencial de yleng-yleng
– 1 colher de óleo de abacate
– 2 colheres de óleo de coco

FONTE:
https://harpersbazaar.uol.com.br/beleza/dossie-do-cabelo-para-mulheres-50/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>