Verdades e mitos sobre o uso de boné, gel de cabelo e raspar a cabeça.

Cada vez mais usados entre as mulheres, especialistas esclarecem, o uso de boné não causa queda de cabelo e cortes "undercut" não engrossam os fios.

Cada vez mais usados entre as mulheres, especialistas esclarecem, o uso de boné não causa queda de cabelo e cortes “undercut” não engrossam os fios.

O uso de boné pode levar à calvície? Gel resseca o cabelo? E raspar a cabeça, deixa os fios mais grossos? Você já deve ter ouvido boatos desse tipo e até mesmo encarado como verdade. Mas, não se engane. Segundo especialistas as alegações não passam de mitos e são desprovidas de embasamentos científicos.

A relação entre boné e queda de cabelo não faz nenhum sentido, de acordo com dermatologistas, o que pode causar a queda é a tração dos fios, por exemplo, usar bonés muito apertados, prender o cabelo com muita força, para trás, ou usar uma tiara extremamente apertada, pode sim levar à queda pontual.

Segundo especialistas, o boné não causa nenhum problema, a não ser o fato de aumentar a transpiração no couro cabeludo e deixar os cabelos mais oleosos. Eles também foram unânimes em dizer que géis e pomadas não causam prejuízo algum, desde que de tempos em tempos as pessoas submetam o couro cabeludo e os fios a um tratamento de limpeza profunda para eliminar resíduos acumulados, também conhecido como detox capilar.

Outro mito é a teoria de que os cabelos crescem mais grossos depois que são raspados. De acordo com os dermatologistas, é pura ilusão de ótica. Os fios começam a despontar na posição oblíqua, o que dá a impressão de que eles estão mais ásperos.

Ainda hoje, recrutas das forças armadas costumam raspar a cabeça quando ingressam nas instituições, o que geralmente ocorre entre os 17 e 19 anos, época de constantes mudanças na estrutura do cabelo por conta de estímulo hormonal da idade. Por isso os fios nascem mais grossos, mas não é um fenômeno que ocorre com todas as pessoas.

O estilo Geek / alternativo, onde as garotas raspam apenas um lado da cabeça, seria o equivalente ao visual recruta dos rapazes e que causa a mesma sensação de engrossamento dos fios, mas com um agravante, geralmente combinado ao corte, as moças costumam descolorir os fios, neste caso sim, ocorre danos na estrutura dos fios devido a despigmentação e exposição das camadas internas na fibra capilar.

Fonte:
Portal Encontro Brasília – http://goo.gl/Mz00oC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>