Tintura, Tonalizante ou Assumir os Brancos de Uma Vez?

Grisalhas e lindas, Ellen DeGeneres (57), Kate Moss (40), Jamie Lee Curtis (56) e Denise Buchoz (52) assumiram os brancos e ditam moda entre as mulheres maduras e descoladas.

Grisalhas e lindas, Ellen DeGeneres (57), Kate Moss (40), Jamie Lee Curtis (56) e Denise Buchoz (52) assumiram os brancos e ditam moda entre as mulheres maduras e descoladas.

A maioria das pessoas acredita que cabelos brancos envelhecem tanto quanto rugas e marcas de expressão. Mesmo assim, atualmente, as mulheres mais elegantes da mídia, como artistas, empresárias, políticas e socialites, decidiram romper os grilhões das tinturas e tonalizantes que as escravizavam e assumir, com sucesso de crítica, as madeixas grisalhas. Fios longos ou curtos, cortes clássicos ou modernos não importa, o grande barato do momento é assumir a maturidade com praticidade e beleza e aproveitar o tempo que antes dedicavam aos salões, tinturas, retoques etc, para os pequenos prazeres da vida. No melhor estilo George Clooney, muitas mulheres optaram pelo tom grisalho e só tiveram que adotar produtos específicos para lavar sem amarelar e condicionar os cabelos brancos de maneira eficaz, já que a falta de pigmentação muda a textura dos fios e requer cuidados especiais.

No entanto, para as mulheres que ainda preferem tingir os cabelos, existe uma infinidade de produtos no mercado cada vez menos nocivos e que entregam resultados cada vez melhores. Mas verdade seja dita, por mais que esses produtos evoluam, a melhor opção ainda é ter os cabelos naturais e evitar os riscos de absorver ativos químicos de alta toxidade.

Tinturas: conheça as diferenças.

As tinturas podem ser divididas entre permanentes, semi permanentes e temporárias. As tinturas permanentes são soluções à base de amônia e água oxigenada. Que dependem de uma reação de oxidação para chegarem ao resultado final desejado. Este tipo de produto penetra no fio do cabelo e no córtex fixando o pigmento e mudando a cor. É o tipo de tintura mais indicada aos cabelos brancos e grisalhos, pois o pigmento dele é permanente e não sai com as lavagens. A desvantagem do produto é deixar os fios mais ásperos e frágeis.

Tinturas semi permanentes ou tonalizantes são pigmentos que tingem os fios por até doze lavagens. Usa-se apenas para escurecer os fios, nunca clarear. Aplicados nos fios úmidos penetram apenas na camada externa do cabelo e são muito comuns para realçar a cor natural e proporcionar mais brilho. Agridem menos a fibra capilar e o couro cabeludo porque não possuem amônia na fórmula.

As Tinturas temporárias não penetram em nenhuma camada do fio e geralmente duram uma lavagem. Normalmente são utilizadas por adolescentes e jovens, que aplicam cores extravagantes nos fios, sem o intuito de modificar a cor natural. A tinta temporária mais conhecida é a Henna, um corante alaranjado, aplicado sob a forma de emplastro de pó e água quente. As tinturas temporárias, em geral, causam menos reações alérgicas ou dermatites de contato. São de fácil aplicação e não agridem o cabelo.

Já que o assunto é colorir os cabelos, não podemos deixar de fora os descolorantes. Por mais que eles não sejam tinturas, a função desses produtos está diretamente relacionada a elas, já que os descolorantes dissolvem a melanina dos fios, parcial ou integralmente, para a cor que será aplicada em seguida fixe de forma a conseguir o resultado desejado. Procedimentos como luzes, reflexos ou mechas utilizam descolorantes em larga escala, o que pode ser desastroso para os cabelos porque esse tipo de produto pode danificar definitivamente a estrutura do fio. Em todos os casos, é importante conhecer os componentes do produto e fazer alguns testes aplicando uma pequena quantidade sobre a pele, de forma a evitar reações alérgicas.

Para qualquer um dos produtos relacionados a este artigo, caso de alergia suspenda o uso imediatamente e procure um dermatologista, reconhecido pela sociedade brasileira de dermatologia, para os procedimentos cabíveis.

Fontes:
– Portal Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/EiTt4J
– M de Mulher – http://goo.gl/5nqTp0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>