Você sabia que os cuidados com o seu cabelo no inverno precisam ser redobrados? Isso porque, seguindo a tendência do nosso organismo, as madeixas também ficam mais fragilizadas com o clima da época. Na estação que é sinônimo de elegância, as pessoas acabam priorizando o look e os acessórios e deixando de lado os cuidados com o cabelo.
Na quarta publicação da série sobre os dramas que atormentam os cabelos no inverno, o assunto de hoje talvez seja o mais aterrorizante de todos: a queda de cabelo.
Você sabia que o inverno é a estação mais propícia para a queda de cabelo? Isso porque, além dos motivos já citados aqui no blog, como ressecamento, oleosidade e fios sem brilho, a queda de cabelo acontece também porque estamos mais dispostos a uma alimentação desregrada, rica em gordura, e porque nosso sistema imunológico fica mais fragilizado com o frio. Outro fator que pode influenciar a queda é o aumento do estresse, típico do fim de todo semestre, seja no trabalho ou em casa, com as férias das crianças.
A especialista fisiotricologista Alexandra Gonçalves indica que pessoas que estejam sofrendo com a queda de cabelos procure um dermatologista para investigar as causas. Baseado no histórico do paciente, o médico indicará o melhor caminho para tratar o problema. “geralmente os dermatologistas me encaminham seus pacientes com o diagnóstico fechado e o tratamento indicado. A limpeza do couro cabeludo, o uso do LED para ativar a circulação e aplicação de ativos terapêuticos são saídas muito utilizadas, mas a palavra final é sempre do especialista médico”. Finaliza.
Cuidado com os acessórios
Prendedores, chapéus, boinas e toucas de lã contribuem para dar o tom “chique” do inverno. No entanto, eles podem também trazer alguns perigos às madeixas. Especialistas explicam que o uso constante desses acessórios contribui para o aumento da oleosidade, pois abafam o couro cabeludo, favorecendo, também, a proliferação de fungos e bactérias que podem contribuir para a queda do cabelo. “Esses acessórios precisam ser higienizados com frequência para evitar a proliferação de fungos e bactérias”. Além disso, alternar o uso entre os tantos tipos de acessórios impede que o conjunto seja prejudicado. “Um chapéu hoje, grampos amanhã, touca no final de semana, isso contribui para um visual mais descolado sem agredir o couro e os fios. Mas o que jamais deve ser esquecido e de nunca usar acessórios com os cabelos molhados”, indica a especialista.
Fonte:
http://goo.gl/DdA7w8