Rosto Relax

Não são só o sol, a poluição e o cigarro que detonam a pele. O estresse também compromete a elasticidade e aumenta a incidência de manchas e linhas finas. Saiba como atenuar seus efeitos.

Segundo o American Journal of Medicine, a rotina puxada aparece tão nociva para pele quanto o cigarro, à frente até do sol e da poluição.

Segundo o American Journal of Medicine, a rotina puxada aparece tão nociva para pele quanto o cigarro, à frente até do sol e da poluição. Imagem: Shutterstock

Tire o pé do acelerador porque o estresse do dia a dia pode afetar seu corpo muito mais do que você imagina. Além do sono, do humor e da disposição, ele compromete também a pele – e a forma como ela reage aos efeitos do tempo. O resultado disso? Maior propensão a manchas, linhas finas, flacidez e até doenças mais sérias, como psoríase e dermatite seborreica. “Quando estamos mentalmente estressados ou submetemos o corpo a uma situação extrema, como excesso de sol e exercícios físicos, iniciamos uma produção exacerbada de radicais livres. Eles quebram as fibras de colágeno e elastina que constroem a nossa pele”, explica a dermatologista Melissa Falcão.

Tanto é assim que, todo ano, pipocam no American Journal of Medicine diversos estudos correlacionando estresse psicológico ao envelhecimento. Em muitos deles, a rotina puxada aparece tão nociva para pele quanto o cigarro, à frente até do sol e da poluição, antigos e conhecidos vilões. “Todos esses fatores agem negativamente e aumentam manchas e linhas de expressão”, explica a dermatologista Betina Stefanello, da clínica Les Peaux.

Como exterminar os elementos estressantes do dia a dia não é uma tarefa fácil, a indústria da beleza não se cansa de colocar no mercado produtos que ajudam a minimizar seus efeitos na pele. A rotina com antioxidantes (em cremes, séruns ou via oral) é sem dúvida a melhor saída. “Eles têm moléculas que se conectam aos radicais livres e tentam impedir ao máximo a destruição do colágeno”, diz Betina. “A vitamina C é uma das principais substâncias, mas, hoje em dia, conhecemos outras moléculas que podem ser usadas, principalmente, em suplementação manipulada, como o romã, licopeno e enzima Q10”, completa.

Para quem prefere a boa e velha vitamina C, há diversas opções no mercado. O ideal é procurar pelo elemento puro – os derivados são mais indicados para quem sofre com sensibilidade. O uso é permitido de manhã e de noite, porém Melissa Falcão sugere inseri-lo na rotina diurna. “O ideal é usar a vitamina C antes do filtro solar, porque ela vai diminuir os danos que acontecem durante o dia.”

OUTROS INIMIGOS

Cigarro

Inimigo número um da saúde global, o tabaco, além de afetar todo o sistema cardiorrespiratório, também detona as fibras colágenas epiteliais. Por isso, é comum a pele do fumante ser mais amarelada, manchada e vincada.

Poluição

Segundo a Sociedade Americana de Dermatologia Investigativa, um rosto exposto a partículas poluentes tem carca de 20% mais chances de desenvolver manchas escuras na zona T (testa, nariz e queixo), por causa de reações químicas desses fragmentos com os melanócitos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>