Porque é tão importante limpar os pincéis de maquiagem?

A modelo Anthea Page, foto, sofreu com uma infecção oftalmológica depois de usar os mesmos acessórios que outras modelo durante um trabalho.

A modelo Anthea Page, foto, sofreu com uma infecção oftalmológica depois de usar os mesmos acessórios que outras modelo durante um trabalho.

Um dos conselhos mais comuns quando se fala de maquiagem é a limpeza dos pincéis, um dos itens essenciais para um make perfeito. E, apesar de parecer uma coisa boba, são poucas as pessoas que limpam os próprios pincéis, além de muitas usarem o pincel da amiga.

A modelo Anthea Page é prova de que essas pequenas concessões podem causar grandes problemas. Page contraiu uma infecção oftalmológica depois de usar pincel de maquiagem em um set de filmagens que já tinha sido usado por outras modelos. Dermatologistas alertam que vírus e bactérias podem permanecer nas cerdas após o uso e ser transmitido de uma pessoa para a outra.

Após todo o processo, é preciso higienizá-los de forma correta para evitar irritações na pele causadas pelo acúmulo de sujeira e proliferação de bactérias. Mas fazê-lo da forma correta é tão importante quanto a atividade em si. Os pincéis devem ser limpos pelo menos uma vez ao mês, principalmente por quem os usa todos os dias. O passo a passo é simples.

Limpeza

Primeiro é preciso analisar o tipo de pincel que será higienizado, natural ou sintético. Nos caso dos sintéticos, o melhor é lavá-los com água corrente e sabão neutro. Já os naturais, a limpeza deve ser feita em água corrente, com o uso de sabonete bactericida e em seguida finalizar com um pouquinho de condicionador nas cerdas. No caso das esponjas, o processo de limpeza é bem similar ao dos pinceis, basta usar água morna e sabão neutro. Em ambos os casos o ideal é limpar apenas a cada 15 dias, não deixa-los de molho (isso pode mudar sua forma original).

Secagem

Limpou? Agora é deixar os pincéis em um local seco e arejado, sobre uma toalha, até secarem por completo. É importante que o produto esteja totalmente seco antes de guardar, para não afetar as cerdas. Em alguns casos, o uso do secador de cabelos com ar morno pode funcionar. É importante que o secador fique razoavelmente distante das cerdas para não aquecê-las e danificá-las. Para as esponjas, após a lavagem, basta pressioná-las de forma delicada com as mãos e depois deixá-las em um local arejado até secar totalmente. A dica é nunca torcer o produto na intenção de agilizar a secagem. Isso pode danificar a esponja.

Conservação

A limpeza deve ser feita regularmente, principalmente em pincéis com resíduos de maquiagem. Isso não significa que a higienização precisa ser diária, já que, feita em excesso, pode acabar mudando o formato das cerdas. Além disso, os produtos devem ser guardados em local arejado e seco, longe de locais úmidos como banheiros, por exemplo. E a última dica é não compartilhar pincéis e esponjas para evitar contaminações.

Fonte:

https://goo.gl/9W4uUD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>