Les Peaux na mídia | Women’s Health: O que, afinal, são sardas?

IMAGEM_BLOGEdição 106 – Julho 2018

“Sardas são pequenas áreas da pele que contém mais quantidade de melanina, pigmento responsável pela cor dos nossos olhos, pele e cabelo. Os pontinhos aparecem na tentativa de proteger o indivíduo do sol”, explica Marcella Alves, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Existe um gene que regula essa produção de melanina, então, se você tem sardas, agradeça aos seus pais: é uma característica genética.
Apesar de serem mais comuns em pessoas ruivas e loiras, elas não aparecem com exclusividade nesses perfis. “Sardas são majoritariamente controladas pelo gene MC1R, conhecido como “gene ruivo”, responsável pelo cabelo alaranjado” esclarece Marcella. “Mas variações desse gene acontecem em um número significativo de pessoas não ruivas que, apesar de não possuírem essa cor de cabelo, têm outras características, como sardas. ”

MARCAS DE VERÃO

Seria fofo um bebê com sardas, mas ninguém nasce com essas pintinhas. Elas aparecem como uma reação à exposição aos saios UV, na tentativa de proteger a pele. “A única causa da sarda, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é a exposição solar. Por isso os lugares em que elas aparecem com mais frequência são os mais atingidos por queimaduras solares. Como rosto e ombros”, explica Marcella.
Ou seja, são manchinhas benignas que surgem principalmente após queimaduras comuns na praia, que são aquelas que causam vermelhidão e descamação na pele.
Mas calma! Elas são diferentes das manchas de sol, que se caracterizam como uma falha no DNA, causada pelos radicais livres. “Essas machas geralmente são marcas mais escuras e que podem apresentar variação de cor, que vão entre o marrom e o preto, assim como diferentes formas: redonda, pequena, grande, plana ou até elevada”, diz Marcella. Elas surgem quando você falha ao proteger a pele do sol, por traumas ou até por alterações hormonais.

PROTEJA-SE

“As sardas são benignas e não causam nenhum mal à pele, tampouco à saúde, mas nem por isso você deve deixar de usar o filtro solar”, lembra Marcella. Até porque, se você tem pele clara e tendência a sardas, possui, sim, mais propensão a desenvolver câncer de pele, segundo pesquisas. “As sardas por si só não evoluem para um câncer de pele, mas é um indicativo de que o indivíduo está se expondo mais do que deveria aos raios solares, e esse é um fator de risco para o câncer de pele” aponta a dermatologista. Portanto abuse de protetor solar!

SAIBA IDENTIFICAR

Ainda com dúvidas de como diferenciar manchas de sol de sardas? “As sardas ficam mais intensas no sol e mais pálidas – ou até mesmo invisíveis – quando você não está exposto aos raios”, explica Francesca Fusco, dermatologista de Nova York (EUA). Além disso, apesar de terem tamanhos diferentes entre si, sardas não passam da largura da ponta de um lápis mal apontado, enquanto machas podem ser maiores que isso e permanecem com a mesma intensidade de tom independentemente do clima.
Se o seu caso está mais para mancha que para sardas, o indicado é procurar um dermatologista imediatamente, para que ele indique o melhor tratamento para seu caso.

ARTE PONTILHADA

O fotógrafo inglês Brock Elbank começou uma série chamada #Freckles (sardas, em inglês), em que registrou mais de 113 perfis de diferentes pessoas com sardas. Você pode conferir a maioria dessas fotos no Instagram @mrelbank

P: O que te inspirou a começar a série #Freckles?

R: Meu colega de time de futebol, John Eddie, que na época estava com 10 anos, tinha o rosto incrível cheio de sardas, como eu nunca havia visto antes. Perguntei para ele se podia tirar um retrato, e isso foi o início de tudo. Depois eu fiquei obcecado com o assunto, procurando os mais diversos perfis para registrar.

P: Por que você acha as sardas tão atraentes?

Não existem rostos com sardas que sejam iguais – nem mesmo em gêmeos idênticos. Elas também aparecem em diferentes tipos de pessoas. Alguns dos modelos são misturas de escoceses, jamaicanos, ingleses, chineses, peruanos e indianos, entre outros.

P: Como o público tem reagido, especialmente nas mídias sociais?

R: Dezenas de pessoas entraram em contato comigo para me contar sobre as dificuldades de crescer com sardas e outros tipos de pigmentação na pele. De como se sentiram intimidadas, provocadas e até mesmo verbal e fisicamente abusadas pelo simples fato de terem uma aparência única. O motivo dessas provocações – ser diferente – é justamente o que me atrai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>