O tratamento das cicatrizes de acne é desafiador e envolve em geral associação de técnicas
Redação Bazaar | 12/05/2023
A dermatologista Camila Salazar, da clínica Les Peaux, destaca os principais cuidados para prevenir a acne, assim como os ativos mais indicados no tratamento e também os procedimentos que podem ser feitos em consultório para atenuar as cicatrizes deixadas pelas espinhas.
Anote as dicas da expert:
O que pode ser feito para prevenir o surgimento de acne e consequentemente evitar o surgimento de cicatrizes no futuro?
Quanto mais precoce o tratamento da acne, menor o risco de surgimento de cicatrizes. Para evitar o surgimento de acne é importante uma rotina diária de cuidados com a pele, com produtos específicos voltados para cada necessidade do paciente. Deve haver limpeza adequada da pele (removendo resíduos de maquiagem e poluição) e hidratação para manutenção da integridade da barreira cutânea. Produtos específicos podem ser incluídos na rotina de acordo com cada indicação, além de ser fundamental a fotoproteção. Uma vida saudável, com alimentação balanceada, evitando excesso de alimentos inflamatórios (como leite e derivados) e de alto índice glicêmico, associado a sono adequado e redução do estresse também são fundamentais.
Quais os principais ativos para o tratamento em si da acne? Existem ativos mais indicados para casos de acne de moderada à grave?
Os principais ativos para o tratamento da acne incluem os retinoides tópicos, peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ácido azelaico e outros. Antibióticos tópicos também podem ser usados por curtos períodos e com moderação. Combinações de tratamentos tópicos também podem ser usadas para potencializar os resultados. Para acne moderada a grave podem ser necessários tratamentos sistêmicos que incluem os antibióticos orais, espironolactona e a isotretinoina, um retinoide sistêmico.
Quais os principais tratamentos em consultório atualmente que podem ser responsáveis por atenuar as cicatrizes deixadas pela acne?
O tratamento das cicatrizes de acne é desafiador e envolve em geral associação de técnicas para atuação em todas as camadas da cicatriz, de forma a obter melhor resultado estético. Podemos associar procedimentos como: microagulhamento e radiofrequência microagulhada, lasers ablativos e não ablativos, peelings químicos, técnicas de subcisão, preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno. O tratamento combinado e precoce com médico dermatologista proporciona melhores resultados.
Fonte:
https://harpersbazaar.uol.com.br/beleza/cicatrizes-de-acne-especialista-destaca-como-prevenir/