Entenda o motivo pelo qual os hormônios liberados durante o período de descanso podem favorecer a perda de peso
POR JULIANY RODRIGUES – 22/05/2023
Os hormônios, considerados mensageiros químicos, são responsáveis por diferentes ações no nosso organismo, incluindo a regulação do metabolismo, controle da pressão arterial, ciclos de sono, função reprodutiva, entre outros
Em especial, a grelina e a leptina têm relação com a fome e a saciedade, respectivamente, e, como consequência, acabam influenciando diretamente no processo de emagrecimento. Então, se o seu objetivo é perder peso, é fundamental manter esses dois hormônios em equilíbrio. E a melhor maneira de fazer isso é dormindo bem.
O PAPEL DO SONO
Ter uma noite de sono com uma duração menor do que 6 horas causa o aumento da grelina, hormônio associado à fome, e a redução da leptina, hormônio ligado à saciedade e ao gasto energético.
Um estudo publicado recentemente no jornal científico europeu Obesity Facts mostra que a privação do sono, por afetar a regulação da leptina, pode levar à obesidade, devido ao aumento do apetite e da ingestão alimentar. Já em relação ao papel da leptina no diabetes, os achados da pesquisa são contraditórios.
De acordo com o endocrinologista Dr. Rander Alves, da clínica Les Peaux, ainda durante o período de descanso são produzidos outros hormônios importantes para o funcionamento adequado do organismo que também podem contribuir para o emagrecimento.
“A melatonina, por exemplo, apresenta efeito modulador no metabolismo energético e no controle da glicose e do colesterol. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias essenciais para a eliminação de radicais livres tóxicos do organismo. E mais: enquanto dormimos, ocorre a produção do hormônio do crescimento, indispensável para a síntese proteica, para o ganho de massa muscular e para o metabolismo de gordura”, cita o médico.
Por fim, o Dr. Sander ressalta a importância de uma boa noite de sono para a regulação do cortisol e da insulina, dois hormônios cruciais para o equilíbrio do corpo.
“Quando estamos em situações de estresse, o cortisol é liberado, preparando nosso organismo para lidar com essa condição. Nesse caso, é comum haver aumento da pressão arterial e da glicose no sangue para oxigenar, nutrir e obter energia para músculos e outros órgãos alvo”, diz.
Sendo assim, para se livrar daqueles quilinhos a mais, além de seguir um plano alimentar equilibrado e praticar exercícios físicos regularmente, também é preciso ter um sono de qualidade, pois ele age na regulação de hormônios importantes e no controle do peso corporal.
COMO DORMIR BEM?
Além do descanso ideal ser imprescindível para ter disposição durante o dia e para a manutenção da saúde do organismo, ele é considerado um dos pilares mais relevantes quando o assunto é emagrecimento. Por isso, o endocrinologista lista algumas dicas de ouro para quem está precisando de uma ajudinha para aproveitar melhor a noite de sono. Veja:
- Evite cochilos no final da tarde ou próximos ao horário de ir para a cama;
- Estabeleça um horário para dormir e acordar;
- Não consuma cafeína ou outros termogênicos no final do dia;
- Faça refeições mais leves no jantar;
- Antes de dormir, evite assistir televisão, usar o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico;
- Busque uma posição confortável para dormir;
- Mantenha o seu quarto em uma temperatura confortável, com baixa luminosidade e silencioso;
- Tenha um estilo de vida ativo e saudável.
Fonte:
https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/sono-dormir-bem-emagrecimento/