Entenda o que é harmonização facial (O Globo | Ela)

Procedimento é o nome para uma técnica de preenchimento.

Procedimento é o nome para uma técnica de preenchimento. imagem: shutterstock 2019

Há quatro dias, o ator Daniel Rocha compartilhou uma foto com seus seguidores no Instagram na qual aparece com o maxilar e o queixo bem diferentes. Seguidores do ator especularam que a mudança tivesse sido resultado de uma harmonização facial , procedimento estético que vem fazendo sucesso nos consultórios.
Apesar de a assessoria de Daniel garantir que ele não fez nenhum procedimento estético (“o ator apenas emagreceu para viver o seu personagem na série ‘Os Irmãos Freitas’, além de ter voltado a ser um atleta, disse o comunicado), a resposta das redes não foi das melhores. Mas, afinal, o que é harmonização facial?
“É um procedimento para conseguir melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, tipo nariz, queixo e região malar”, explica a dermatologista Melissa Falcão, no Rio. A técnica nada mais é que um preenchimento, feito a partir da injeção de ácido hialurônico (uma substância produzida pelo próprio corpo) para alterar angulações e projeções.
“Quando feito de forma exagerada fica com aspecto de boneco de cera. A ideia de harmonizar é deixar uma aparência mais leve e descansada”, diz Melissa. O propósito, dizem os médicos que advogam por um resultado natural, não é corrigir todas as rugas e imperfeições. “Esse é o maior erro”, diz Melissa.
A harmonização facial também pode ser feita por pacientes mais velhos, que tiveram, como efeito do tempo, perda óssea e de colágeno no rosto. “Com a idade, começamos a aparentar um aspecto de derretimento do rosto, que pode ser reposicionado com uma série de técnicas”, diz Melissa.
Como é feita a harmonização
Aplica-se um anestésico tópico no rosto, geralmente 30 minutos antes do procedimento. “O local de aplicação pode ter hematomas, e o edema é proporcional a quantidade de produto injetado”, diz Melissa. O resultado final é geralmente visto com 30 dias, época em que os hematomas e edemas também já saem por completo, por isso, dependendo da data em que Daniel Rocha se submeteu ao tratamento, a feição pode mudar.
Exageros podem ser corrigidos
A partir de uma enzima chamada hialuronidase é possível corrigir procedimentos de harmonização facial com ácido hialurônico. Os médicos que realizam esse tipo de procedimento (os mais indicados são dermatologistas e cirurgiões plásticos) precisam ter essa substância em seus consultórios para reverter com segurança e, se necessário, de forma imediata os efeitos da harmonização. “A verdade é que a harmonização facial, que é um nome que se dá a preenchimentos, foi banalizada demais. Estão colocando como se fossem moldes de rostos ideais e fazendo uma receita de bolo em quase todo mundo”, diz o dermatologista Daniel Coimbra, do Rio. “Não dá para fazer todo mundo com a mesma mandíbula, com o mesmo queixo, porque a estrutura óssea e quantidade de gordura são diferentes de um paciente para o outro”.
Fonte:
https://oglobo.globo.com/ela/beleza/entenda-que-harmonizacao-facial-23724486

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>