Dezembro Laranja: uma iniciativa contra o câncer de pele.

A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia de criar um evento que marcasse o início de uma série de ações para conscientização, prevenção e tratamento do câncer de Pele merece o reconhecimento da comunidade médica e o respeito da sociedade por se tratar de um trabalho conjunto em prol da solução de um problema que pode atingir qualquer pessoa sem distinção, mas que, por outro lado, pode ser evitado com medidas muito simples na rotina pessoal.

O câncer de pele representa 25% dos diagnósticos de câncer no Brasil, isso significa que entre quatro casos confirmados um é de câncer de pele. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a doença pode ser evitada apenas com a mudança de hábitos, como usar filtro solar todos os dias e cuidar da exposição nos horários de risco.

“A escolha de dezembro como o mês nacional da luta contra o Câncer de Pele no Brasil é muito apropriada por se tratar do período que antecede o verão, férias e festas de fim de ano. Geralmente as pessoas viajam para o litoral brasileiro neste período e há um aumento preocupante da exposição ao sol. Em minha opinião, as ações deveriam acontecer até o final do verão”, defende a dermatologista Marcella Alves.

Mapeamento corporal: Previna-se do câncer de pele

 

IMAGEM_BLOG_700PXS

 

O Mapeamento corporal, procedimento realizado pela Les Peaux com o auxílio de um dermatoscópio digital chamado FotoFinder, utiliza tecnologia de última geração para detectar potencial cancerígeno em manchas, pintas e sinais em geral na pele. É uma máquina computadorizada, que fornece através de um sistema de captação de imagens de alta definição, informações sobre a morfologia das lesões de pele: benignas, pré-malignas e malignas. Com base nestas informações, o dermatologista pode armazenar as imagens obtidas para compará-las nas próximas consultas, realizar o laudo dermatoscópio informatizado, bem como, fornecer ao paciente a conduta ideal que poderá ser tomada para cada lesão observada, evitando muitas intervenções cirúrgicas desnecessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>