Durante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época são comuns banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a camada que retém a umidade da pele.
Essa combinação acaba ressecando a pele e deixando um aspecto mais craquelado nas extremidades, como cotovelos, por exemplo, além de tirar o brilho natural e saudável do rosto. O clima frio e seco pode deixá-la também com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas e manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes para benefícios em longo prazo. Durante o inverno algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.
ÁGUA E FILTRO SOLAR
Aquela história dos dois litros de água diariamente não é indicação para o verão, é para todas as estações. Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a hidratação do corpo é extremamente importante para a pele e saúde de todo o organismo, que geralmente fica debilitado por causa do clima frio.
Temperaturas amenas não significam menos incidência de raios UVB, nocivos a saúde, portanto não deixe de usar filtro solar. Engana-se quem acha que no inverno a pele está livre dos riscos da exposição excessiva ao sol.
PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS
O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para esta época.
DICAS PARA MANTER A PELE HIDRATADA
- Beba no mínimo 2 litros de água. Uma boa dica é ingerir parte deste volume na forma de chás de sua preferência.
- Evite banhos quentes e muito demorados; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
- Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.
- Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
- Use filtro solar diariamente.
Fontes:
– Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/qlSl8j
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/B8Zdgn
– UOL / Corpo a Corpo – http://goo.gl/qDlWcR