Cuidados com a pele no inverno.

Uma boa dica para você ingerir o mesmo volume de água do verão, mesmo sem cede, é convertê-la em chás da sua preferência. Mais sabor e a mesma hidratação.

Uma boa dica para você ingerir o mesmo volume de água do verão, mesmo sem cede, é convertê-la em chás da sua preferência. Mais sabor e a mesma hidratação.

Durante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época são comuns banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a camada que retém a umidade da pele.

Essa combinação acaba ressecando a pele e deixando um aspecto mais craquelado nas extremidades, como cotovelos, por exemplo, além de tirar o brilho natural e saudável do rosto. O clima frio e seco pode deixá-la também com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas e manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes para benefícios em longo prazo. Durante o inverno algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

ÁGUA E FILTRO SOLAR

Aquela história dos dois litros de água diariamente não é indicação para o verão, é para todas as estações. Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a hidratação do corpo é extremamente importante para a pele e saúde de todo o organismo, que geralmente fica debilitado por causa do clima frio.
Temperaturas amenas não significam menos incidência de raios UVB, nocivos a saúde, portanto não deixe de usar filtro solar. Engana-se quem acha que no inverno a pele está livre dos riscos da exposição excessiva ao sol.

PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para esta época.

DICAS PARA MANTER A PELE HIDRATADA

  • Beba no mínimo 2 litros de água. Uma boa dica é ingerir parte deste volume na forma de chás de sua preferência.
  • Evite banhos quentes e muito demorados; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
  • Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.
  • Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
  • Use filtro solar diariamente.

 

Fontes:
– Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/qlSl8j
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/B8Zdgn
– UOL / Corpo a Corpo – http://goo.gl/qDlWcR
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>