Cosméticos e produtos destinados às crianças precisam ser escolhidos com cautela

Especialista diz que quanto mais precoce for a exposição aos produtos químicos, maior o risco de alergia no futuro

Quando um adulto permite que uma criança se exponha à variedade de substância químicas de produtos que não foram pensados para a delicadeza da sua pele, está sentenciando a criança a toda sorte de reações alérgicas e efeitos perigosos.

Com a pele mais delicada e porosa que a de um adulto, as crianças podem desenvolver sérias reações alérgicas quando expostas a produtos que não foram desenvolvidos para elas.

Não é incomum encontrar crianças maquiadas, com unhas pintadas ou gel nos cabelos. São os pequenos consumidores que fazem do Brasil um dos maiores mercados mundiais para cosméticos infantis. De produtos de higiene básica, como sabonete e xampu, a perfumaria e maquiagens, médicos alertam para que os pais avaliem muito bem a segurança e a necessidade dos itens destinados às crianças.

A pele das crianças é mais fina e porosa do que a dos adultos, por isso absorve mais os produtos e tem maior risco de apresentar reações alérgicas graves em contato com algumas substâncias químicas.

Além disso, as glândulas sebáceas das crianças não produzem tanta oleosidade, desenvolvida a partir da adolescência. Isso quer dizer que o manto hidrolipídico – composto de sebo e água – que protege o corpo de micro-organismos e agressões externas, não está totalmente desenvolvido a ponto de ser considerado uma barreira potente. O mesmo vale para os cabelos, que assim como a pele da criança, também exige cuidados especiais.

A orientação é que os pais usem somente produtos infantis e específicos para a faixa etária dos filhos. Também é necessário ficar atento à data de validade e ao registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os dermatologistas ainda indicam aos pais que escolham produtos antialérgicos, mais suaves e com menos perfume ou corante, que sejam dermatologicamente testados.

O modo de usar e a quantidade certa para aplicar na pele também devem ser respeitados.

Quanto aos produtos para adultos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere que eles jamais devem ser usados nas crianças. Eles podem causar desde alergias a dermatites de contato, reações inflamatórias cujos sintomas podem ser erupções, bolhas, ressecamento e descamação, escurecimento da pele, fissuras, urticária, vermelhidão ou úlceras. Até mesmo os produtos infantis podem causar reações, caso as crianças sejam alérgicas.

Mesmo que os cosméticos não causem alergias, a pele das crianças fica mais sensível com a reação química. Por isso, os pais precisam avaliar a necessidade de cada item. Fora os produtos de higiene básicos usados diariamente, os dermatologistas indicam aplicação de protetor solar, creme hidratante e repelente, que podem proteger as crianças. Maquiagens, esmalte e gel para cabelo devem ter o uso adiado ao máximo.

Como escolher os produtos

· Sabonete: dê preferência aos líquidos, que conseguem ser formulados com o Ph mais próximo ao da pele das crianças, o que irrita menos a pele. Evite sabonetes antissépticos, que podem ressecar a pele, ocasionando coceira e irritação.

· Xampu: deve ser livre de parabenos e com baixo potencial para desencadear alergia tanto na pele quanto nos olhos.

· Hidratante: Deve conter substâncias emolientes, com a capacidade de hidratar a pele por 24 horas. Consulte um pediatra ou dermatologista antes de usar.

· Protetor solar: não pode ser usado em crianças de até seis meses. Dos seis meses aos dois anos, é preciso procurar produtos específicos para a faixa etária, que não provocam reações químicas na pele (funcionam apenas como uma película de proteção, por isso são mais difíceis de espalhar). A partir de dois anos, o indicado são os protetores infantis.

· Repelente: Não pode ser usado em crianças de até seis meses. Dos seis meses aos dois anos, os indicados são os com a substância IR3535. Depois, podem ser usados os repelentes infantis. Até os sete anos, o indicado é aplicar duas vezes ao dia. Depois, pode ser aplicado até três.

· Esmalte: Dermatologistas não recomendam o uso. Se os pais quiserem comprar, o mais adequado são os esmaltes infantis, removidos com água. O uso do produto comum e de acetona é prejudicial e pode causar reações alérgicas na pele e nos olhos.

· Maquiagem: Dermatologistas não recomendam o uso. Se os pais quiserem comprar, a mais adequada é a específica para crianças.

· Tatuagem de Henna ou de chiclete: Não deve ser aplicada em crianças, pois pode desencadear reações inflamatórias graves na pele. A Henna pode causar dermatite de contato irritativa, capaz de provocar cicatrizes. A maioria desaparece em seis meses, mas há casos em que dura a vida toda.

Quando um produto causa reação alérgica na criança, recomenda-se suspender o seu uso e consultar um dermatologista ou pediatra para indicar o tratamento mais adequado a cada caso.

Fonte:
Portal Zero Hora – http://goo.gl/7I2PSM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>