Barbas volumosas podem ser criadouros de bactérias

Os fios da barba costumam ser mais crespos e grossos e por isso têm as cutículas mais abertas, como as telhas de um telhado, por isso germes e bactérias conseguem se alojar mais facilmente.

Os fios da barba costumam ser mais crespos e grossos e por isso têm as cutículas mais abertas, como as telhas de um telhado, por isso germes e bactérias conseguem se alojar mais facilmente.

A barba voltou com tudo e pode ser vista das mais variadas formas, bem curtinhas ou volumosas. No entanto, a fim de criar estilo, alguns homens estão abusando do comprimento e usando os pelos do rosto cada vez maiores. Até mesmo famosos como Leonardo DiCaprio e Robert Pattinson apareceram em público ostentando pelos volumosos em torno do queixo, porém, esse estilo peludo pode ser um facilitador de doenças.

A pesquisadora Carol Walker, do Centro de Tricologia de Birmingham – especializado no estudo de pelos corporais – contou em entrevista ao Daily Mail que barbas volumosas podem levar a infecções de pele mais frequentes e a transmissão de germes para outras pessoas.

Ela explicou que os pelos da barba tem um formato de baioneta, com a base circular e convexa e vão afinando na ponta, tendem a ser mais crespos e macios, com mais curvas e dobras que seguram a sujeira. “As cutículas no cabelo – que são como camadas de telhas – prendem os germes e a gordura”, afirmou.

Para Walker, os cabelos em torno da boca e narinas estão localizados em locais que normalmente já têm mais bactérias, e se, por exemplo, os pelos se misturarem as comidas, restos e gordura podem grudar na barba e apodrecerem, contribuindo para a proliferação de micróbios.

“Algumas pessoas desenvolvem infecções na pele, causadas pela descamação ou por dermatites que aparecem por conta das bactérias”, explicou Walker. A barba ainda pode acumular as secreções de pessoas resfriadas ou com coriza.

Segundo Walker, os pelos do rosto ainda podem ser o meio de transmissão de bactérias entre pessoas. Essa hipótese foi confirmada por Ron Cutler, doutor pela Universidade de Londres.

Por isso, homens barbados deveriam se preocupar mais com a higiene facial e prestar atenção se a pele não está irritada debaixo dos pelos.

O professor Anthony Hilton, chefe de Ciências Biológicas e Biomédicas na Universidade de Aston, disse que pesquisas confirmam que a barba pode espalhar bactérias. “Homens com barba tem um número de bactérias significativamente maior que homens sem barba e mulheres”, explicou.

Apesar de todos esses indícios sobre a estreita relação entre bactérias e pelos faciais, não precisa se alarmar tanto. Micróbios existem em todas as partes do corpo e normalmente são transmitidos nas relações humanas, como abraços, beijos e o sexo. É comum encontrar em torno de 20 mil bactérias sobre a pele, e isso não é um perigo para a saúde desde que a higiene seja levada a sério.

Fonte:
http://goo.gl/bcmOF6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>