Acne na vida adulta: veja dicas e como cuidar da pele

Imagem divulgação GShow

Imagem divulgação GShow

Modelo Emanuela de Paula faz desabafo: ‘Investigar a causa é fundamental. Depois de muito tempo, descobri como tratar e parei de esconder minhas espinhas’

Por Cristiane Rodrigues, Gshow — Rio de Janeiro
30/06/2021 07h17

Espinha no rosto sempre deixa adolescentes inseguros. Agora, imagina ter manifestação de acne na vida adulta?! O problema é mais comum do que muita gente imagina e, no caso das mulheres, muitas acabam recorrendo ao uso de maquiagem para esconder a questão. Com a modelo Emanuela de Paula, não é diferente. Em desabafo em rede social, ela falou sobre o assunto para desmistificar mitos e verdades:

“No passado, tomei remédios fortes para ficar com a pele ‘boa’, todos com efeitos colaterais desastrosos. Depois de muito tempo investigando, vi que minhas espinhas eram resultado de uma alergia no colo do intestino, causada por trigo transgênico. Cada caso é diferente, maquiar nunca é a saída e as espinhas nos mostram caminhos e aspectos em nós que estamos negligentes. Se cuide e busque entender”, resumiu ela.

Para desvendar mitos e verdades, o dermatologista Daniel Coimbra compartilhou algumas dicas para ajudar no SOS em casa.

Como tratar a acne na vida adulta?

A acne nem sempre se apresenta igual à acne na adolescência, já que ela também acomete as regiões inferiores da face, como queixo, mandíbula, e transição para o pescoço. O tratamento vai depender da causa das lesões. É necessário fazer uma avaliação hormonal do paciente para ver se tem alteração. Geralmente, são usadas medicações tópicas, como sabonetes, substâncias anti-inflamatórias, algumas vezes antibacterianas, e até fórmulas com ácidos retinóicos, que vão normalizar a queratinização da pele.

Nas mulheres com alterações hormonais, pode-se fazer uso de pílula anticoncepcional ou algumas medicações orais, que funcionam como antagonistas aos hormônios masculinos. Consulte o médico e investigue a causa! Alguns tipos de lasers ou luzes podem ser utilizados para diminuir a inflamação na superfície da pele, mas sempre feitos em consultório.

Cuidados essenciais em casa são eficientes?

O paciente vai ter que usar produtos como sabonete e cosméticos adequados, além de fazer a proteção solar com filtro. No consultório, são indicados peelings superficiais, como o de ácido salicílico, que vai ressecar a pele e vai ajudar desobstruir os poros. A limpeza de pele é fundamental para remover cravos e espinhas formados. Nunca esprema ou aplique misturas caseiras, isso pode inflamar e piorar a pele. Evite passar a não no rosto. Mudanças pequenas na rotina fazem a diferença!

Dica simples: para região dos olhos, faça compressas de chá de camomila. Coloque o saquinho do chá na água, esquente e depois coloque esse saquinho na geladeira. Quando ele estiver gelado, coloque em contato com os olhos. Pode ser feita também uma compressa gelada em outras parte do rosto para ajudar a acalmar a pele, reduzindo vermelhidão.

Maquiagem prejudica?

O uso de produtos vai piorar porque, à medida que você vai cobrindo, vai tendo efeito de obstrução dos poros e, geralmente, acaba tendo acúmulo maior de bactérias nos locais. Sempre usar maquiagens mais leves e com menos óleos.

Os danos gerais para quem dorme de maquiagem são: irritações, acne, espinhas, cravos e principalmente o envelhecimento precoce por causa do ressecamento excessivo da pele. Isso vai se acumulando com o tempo… Por isso é fundamental ter rotina diariamente de cuidados.

O xampu infantil e hipoalérgico pode ser utilizado para limpar a área dos olhos e pálpebra, mas nem sempre ele vai remover produtos a prova d’água. Por isso, o ideal é usar produtos específicos como solução micelar para fazer a limpeza dos cílios à noite.

“A questão de deixar a pele respirar durante o dia não existe, pele não tem pulmão. Na verdade, o que precisa é essa pele estar limpa, hidratada e protegida durante o dia dos raios de sol e outros tipos de radiação. “, afirma o especialista.

Fonte: GShow
Para ler a matéria no veículo de origem clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>