A Ciência Confirma: A Beleza é Matemática.

No final da Idade Média, entre os séculos XV e XVII, uma nova forma de pensar o homem e a natureza trouxe ao mundo uma das mais belas expressões artísticas já vista, o Renascimento. Durante este período de ouro para as artes plásticas e a ciência, a sociedade foi conduzida por um grupo de artistas e intelectuais, entre eles o genial Leonardo Da Vinci, a um pensamento menos teológico e mais naturalista, colocando o homem no centro do mundo. Estudos voltados para a biologia, matemática, física, astronomia, entre outros, guiaram o pensamento da humanidade e causaram muita controvérsia na época, mas se firmaram como um legado daquela geração para avanços científicos muito importantes até os dias atuais.

E por falar em Leonardo Da Vinci, no início do século XVI, o impensável multimídia da época, desenvolveu um estudo matemático, muito respeitado pela comunidade médico-científica até hoje, sobre as proporções ideais para o ser humano fisicamente perfeito, conhecida como Proporção Áurea ou Proporção Divina. Nela, Da Vinci prova que a simetria entre os lados direito e esquerdo do ser humano, quando exatamente iguais, equilibra o olhar e reforça a impressão de perfeição. A esta perfeição demos o nome de beleza. Um bom exemplo disso é o ator americano Matthew Bomer (imagem abaixo), interprete do vigarista e consultor do FBI, Neal Caffrey, na séria White Collar, grande sucesso mundial e famoso pelo rosto perfeitamente simétrico.

O Ator da série americana White Collar, Matthew Bomer, tem um rosto simétrico de beleza incontestável.

O Ator da série americana White Collar, Matthew Bomer, tem um rosto simétrico de beleza incontestável.

A Proporção Áurea na Dermatologia.

A Beleza na Maturidade Por um Fio.
Mesmo as pessoas mais simétricas com o passar dos anos perdem naturalmente a relação equivalente entre os lados direito e esquerdo. Vamos tomar o rosto como exemplo. O processo de envelhecimento acarreta perda de tecido adiposo e massa óssea da face e causa a impressão de que a pele do rosto está derretendo. Um dos desafios da ciência é achar materiais inovadores para atenuar esses sinais deixados pela passagem do tempo, principalmente no rosto. Foi nessa busca incansável que a união entre médicos e cientistas chegou ao fio de Ácido Polilático, conhecidos também como “Sutura Silhouette”. O fio, diferente do seu primo mais famoso (fio russo) possui, ao longo de sua extensão, pequenos cones salteados que engancham nos tecidos no momento em que o dermatologista o puxa sob a pele. Esse movimento acaba resultando em um efeito lifting (suspensão da pele), sem que seja necessário fazer cortes, e devolve ao rosto tônus e a simetria perdida no instante seguinte a aplicação.

Mas o melhor vem agora. O efeito em longo prazo é a produção de colágeno, que dá mais firmeza a pele. Isso acontece porque os cones de PLLA, ao longo do fio, e a tração da pele provocada pelo médico causa uma reação inflamatória local que tem como resposta orgânica a fabricação de proteína de colágeno. Os melhores resultados aparecem entre 60 e 90 dias e podem durar até dois anos. Sua colocação é feita em consultório, com anestesia somente nos pontos de entrada dos fios. As áreas nas quais os fios são colocados são a testa, a região próxima ao osso malar (bochechas), o contorno facial e o pescoço.

As áreas mais comuns para a aplicação do fio são a testa, a região das bochechas, o contorno facial e o pescoço.

As áreas mais comuns para a aplicação do fio são a testa, a região das bochechas, o contorno facial e o pescoço.

O fio de Ácido Polilático é absorvido pelo organismo no prazo de até dois anos, depois é necessário nova aplicação. Segundo especialistas, esta é uma das diferenças fundamentais entre o fio de PLLA e outros fios disponíveis, como o russo e o de ouro, que não sofrem absorção e precisam de tração de tempos em tempos. Outra vantagem é o fato de ser totalmente indolor. Pacientes que passaram pela experiência de aplicação reclamaram de um leve incômodo, mas nenhuma referência a dores durante ou depois do procedimento.

Converse com o seu dermatologista especialista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e entenda melhor a diferença entre a aplicação do fio de PLLA e a sua versão injetável, o Sculptra. Alguns pacientes mais suscetíveis à dor podem travar na hora do tratamento só no contato visual com o fio e deixar a teoria de Da Vinci para o próximo paciente da agenda.

Ahhhh! Uma última observação, toda pessoa simétrica pode ser bonita, mas isso não quer dizer que os assimétricos também não sejam.

Fontes:
– Isto é – http://goo.gl/lzXbDm
– Sua Pesquisa – http://goo.gl/fHkZ5F
– Criacionismo.com – http://goo.gl/H50uDg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>