Os Benefícios das Massagens Corporais na Qualidade de Vida.

As massagens atuam na longevidade e melhoram a qualidade de vida porque integram corpo e mente, além de relaxa e aliviar os efeitos do estresse.

As massagens atuam na longevidade e melhoram a qualidade de vida porque integram corpo e mente, além de relaxa e aliviar os efeitos do estresse.

Há quem diga que pessoas que se submetem a sessões semanais de massagem corporal, não importa o tipo, vivem mais que as outras. Não é à toa, além de fins estéticos e relaxantes, a massoterapia, técnica que consiste em um conjunto de toques firmes com as mãos e aparelhos sobre determinadas áreas do corpo, está Indicada para aliviar dores musculares, diminuir o estresse e a tensão, eliminar traumas e controlar desde a ansiedade até a depressão. Algumas técnicas são tão poderosas que agem fortalecendo o sistema imunológico, melhoram a circulação sanguínea, contribuem no processo digestivo e tratam inclusive hipertensão arterial. É perfeitamente compreensível que pessoas que se submetem a este tipo de terapia corporal vivam mais e melhor, pois a massoterapia, além de todos os benefícios descritos a cima, originalmente oriental, nasceu com o intuito de unir corpo e mente, assim como a Yoga, como uma técnica de autoconhecimento e atua no campo físico, psicológica e espiritual.

Dermatologia e Massagens Faciais.

Apesar de uma variedade infinita de produtos de beleza dedicados aos cuidados da pele, existem algumas técnicas de massagens desenvolvidas especialmente para potencializar a ação destes produtos, como a drenagem linfática manual que, visa melhorar o fluxo linfático e reduzir o inchaço do rosto, e a drenagem facial, que ajuda na circulação sanguínea e no combate ao acumulo de líquidos. Esta técnicas não dispensam o dermatologista, muito pelo contrário, agregam valor aos seus diagnósticos e prescrições.

Massagens Curativas.

Separamos abaixo, algumas técnicas mais comuns no Brasil e que são usadas para o tratamento dos sintomas de algumas doenças relacionadas à má articulação, depressão e até o mau funcionamento dos rins. Vale lembrar que apesar de tratar dos sintomas, as massagens corporais não curam doenças graves, que devem ser observadas de perto por um médico.

Shiatsu:
– Atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo / Traz bem-estar e ajuda no combate à insônia e ansiedade / Melhora o sistema circulatório, a postura e alivia dores físicas.

Ayurvédica:
– Libera toxinas nocivas presentes nos músculos / Apresenta efeitos antidepressivos.

Desportiva:
– Relaxa e recupera os músculos / Melhora a circulação sanguínea / Oxigena as células / Atua na recuperação do vigor físico.

Abhyanga:
– Diferente da Ayurvédica, esta técnica usa óleos nutritivos, de acordo com as características biológicas do paciente, que auxiliam o corpo na eliminação de toxinas.

Além das técnicas citadas acima há outras menos conhecidas na nossa cultura, como a Reflexologia Podal, o Do-in e o Tuiná. Mas lembre-se sempre, antes de marcar uma sessão consulte um médico especializado para ele avaliar se as técnicas envolvidas são indicadas para o seu tipo de problema e exija a certificação do massoterapeuta. O mercado está cheio de gente desqualificada que pode acabar comprometendo ainda mais a sua saúde.

Fontes:
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/8Z2iKq
– SINTENRJ / Sind. dos Terapeutas Naturistas – RJ – http://goo.gl/2B1PRu
– Massoterapia. Net – http://goo.gl/UChcTP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>