ESPECIAL FÉRIAS SAUDÁVEIS: Dieta não entra em férias!

Não é só de alegrias que o verão é feito. A estação iluminada traz um time de vilões à saúde. Entre eles, queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar. Tomar alguns cuidados específicos para a estação no dia a dia serve como prevenção aos incômodos. Durante esta semana vamos trazer 7 dicas de 7 áreas da saúde – nutrição, educação física, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, pneumologia e cardiologia –, para você se cuidar e espantar as agruras do calorão. Se levadas em conta, elas podem garantir que o verão de 2016 seja apenas sinônimo de descanso e divertimento.

Nutrição

Quem viaja no verão também costuma dar férias à dieta e abusar dos lanchinhos e belisquetes à beira mar ou piscina. Uma dica importante para manter o corpo bem nutrido e saudável é garantir a hidratação, com água, água de coco ou isotônicos, ter sempre um café da manhã equilibrado e evitar o excesso de sódio.

Quem viaja no verão também costuma dar férias à dieta e abusar dos lanchinhos à beira mar. Uma alimentação rica em frutas, grãos integrais e líquidos é o ideal para manter a saúde do corpo e aproveitar melhor a estação.

Quem viaja no verão também costuma dar férias à dieta e abusar dos lanchinhos à beira mar. Uma alimentação rica em frutas, grãos integrais e líquidos é o ideal para manter a saúde do corpo e aproveitar melhor a estação.

A primeira refeição do dia precisa ser rica em frutas, fibras e grãos integrais. Granola, cereais e nozes são ótimas opções. Quem quer manter o peso tem que escolher os produtos light, de baixa caloria, optar por picolés de frutas e evitar frituras.

Para aqueles que não dispensam a caipirinha na praia, é preciso cuidado para evitar a desidratação. Além de ser muito calórico, o álcool desidrata o corpo e sobrecarrega o fígado. Intercalar a caipirinha com água evita a desidratação e reduz a ressaca. Usar água de coco e isotônicos é melhor ainda, pois essas bebidas repõem os sais minerais perdidos devido à desidratação provocada pelo álcool.

Regime louco pré-biquíni ou sunga

Enquanto um grupo aproveita o recesso para dar férias à alimentação saudável, outro recorre a dietas malucas de revistas ou internet, com objetivo de emagrecer rapidamente antes de entrar no biquíni. Médicos e nutricionistas alertam para os regimes radicais que proporcionam emagrecimento rápido: voltar a rotina da alimentação pode ser decisivo para a recuperação dos quilos perdidos e mais um pouco. O ideal é uma dieta equilibrada e a perda gradativa, mas eficiente, de peso evitando o famoso efeito sanfona.

Para aqueles que planejam perder peso antes das férias o ideal é procurar um especialista, que fará uma dieta equilibrada de acordo com o metabolismo e o objetivo de cada um. Esse grupo também costuma aumentar a carga de exercícios enquanto come pouco, o que pode causar hipoglicemia (diminuição da quantidade de glicose no sangue) e desidratação.

Xô, desmaio!

Quem tem pressão baixa costuma sofrer mais no verão, com mal-estar e até desmaios. Para evitar esses sintomas basta ingerir bastante água de coco ou isotônicos, que têm sais minerais, e substituir biscoitos, salgadinhos e espetinhos típicos da praia por legumes como aperitivos. Cenoura, palmito e pepino são ótimas opções de petiscos, pois têm sódio e mantêm a pressão equilibrada, além de serem muito saudáveis e de baixa caloria.

Fonte:
– Zero Hora – http://goo.gl/aaeXlG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>