ESPECIAL FÉRIAS SAUDÁVEIS: Como evitar problemas de saúde associados ao verão e ao calor.

Queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar são alguns dos vilões da estação mais quente do ano.

Não é só de alegrias que o verão é feito. A estação iluminada traz um time de vilões à saúde. Entre eles, queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar. Tomar alguns cuidados específicos para a estação no dia a dia serve como prevenção aos incômodos. Durante esta semana vamos trazer 7 dicas de 7 áreas da saúde – nutrição, educação física, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, pneumologia e cardiologia –, para você se cuidar e espantar as agruras do calorão. Se levadas em conta, elas podem garantir que o verão de 2016 seja apenas sinônimo de descanso e divertimento.

As férias de verão significam dias de muito calor, praia, piscina e muita diversão, mas sem descuidar do corpo e da saúde.

As férias de verão significam dias de muito calor, praia, piscina e muita diversão, mas sem descuidar do corpo e da saúde.

Exposição saudável e sem manchas

A exposição ao sol deve ser feita apenas antes das 09h e depois das 16h30, pois, entre esses horários, o risco do desenvolvimento do câncer de pele é MUITO maior, explica o dermatologista Daniel Coimbra. Mesmo no período indicado, a radiação UVA faz com que a pele envelheça e manche, o que reforça a necessidade do uso do protetor solar.

“O indicado é usar sempre protetor com fator de proteção no mínimo 30 em áreas de maior exposição, como rosto, colo e mãos. A aplicação tem de ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol e o produto deve ser reaplicado regularmente ou após longos períodos na água”, aconselha Daniel.

Além da barreira química dos protetores solares, o uso de barreiras físicas, como chapéus de abas mais largas, camisa leves com mangas e outras peças de vestuário também são muito importantes porque protegem as áreas mais sensíveis, como o pescoço e o rosto, evitando manchas. Ainda é preciso ter cuidado com o manuseio de frutas cítricas, como o limão, que possuem substâncias fotossensibilizantes que mancham na pele. A dica é preparar a caipirinha ou a salada de frutas a sombra e lavar muito bem as mãos depois.

Efeito pimentão

Qualquer descuido pode causar queimaduras na pele que provocam vermelhidão, bolhas e dores. Para evitar tudo isso é preciso hidratar bem a pele pós-sol com cremes hidratantes, loções e óleos corporais e não se expor mais ao sol. Loções pós-sol podem ser usadas apenas em queimaduras leves. Quando há bolhas, o ideal é procurar um dermatologista. Testar fórmulas caseiras ou produtos diferentes, como pasta de dente, pode fazer mal à pele.

Fuja dos mosquitos

Outra dica do dermatologista é levar repelentes aos passeios, para evitar as picadas dos mosquitos, principalmente nas crianças. Usar repelentes nos quartos também é uma boa prática.

Basta às micoses

A maior exposição à umidade no verão pode provocar micoses, por isso é preciso secar muito bem as áreas do corpo com juntas e dobras, como no meio dos dedos, virilha e axila. Outra dica importante do dermatologista é não ficar o dia inteiro com a água da piscina ou do mar no corpo. Para manter a saúde da pele e preservá-la de infecções fúngicas, sempre que sair do mar ou da piscina, tome uma chuveirada de água doce. Usar talco antisséptico nos sapatos, mesmo os abertos, também serve para prevenir que fungos ataquem a pele.

Sem espinhas

O uso de protetores, hidratantes e outros produtos no verão pode contribuir para o aumento da oleosidade da pele, principal causa do surgimento das acnes. A dica do dermatologista para evitá-las é lavar o rosto com sabonetes específicos para o controle do sebo. Quem tem a pele oleosa também deve optar por protetores solares oil free.

Hidrate as mãos

O calor e a umidade tiram a barreira de proteção natural da pele, por isso, é comum que as mãos ressequem mais. É preciso usar cremes hidratantes específicos para a área mesmo no verão.

Não se esqueça dos cabelos

O sol, o cloro da piscina e o sal do mar ressecam os cabelos, por isso o dermatologista sugere o uso de cremes hidratantes antes dos mergulhos. Outra dica é abandonar o secador, que piora o ressecamento do cabelo castigado pelo sol.

 

Fonte:
Zero Hora – http://goo.gl/XLrGHH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>