ESPECIAL FÉRIAS SAUDÁVEIS: Resfriado de verão.

Como evitar problemas de saúde associados ao verão e ao calor. Queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar são alguns dos vilões da estação mais quente do ano.

Não é só de alegrias que o verão é feito. A estação iluminada traz um time de vilões à saúde. Entre eles, queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar. Tomar alguns cuidados específicos para a estação no dia a dia serve como prevenção aos incômodos. Durante esta semana vamos trazer 7 dicas de 7 áreas da saúde – nutrição, educação física, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, pneumologia e cardiologia –, para você se cuidar e espantar as agruras do calorão. Se levadas em conta, elas podem garantir que o verão de 2016 seja apenas sinônimo de descanso e divertimento.

Resfriado pós praia

Outro problema comum da estação são os resfriados devido à mudança brusca da temperatura. Pneumologistas alertam para que as pessoas evitem sair do sol e entrar em ambientes com ar-condicionado muito forte com frequência e, na praia ou piscina, não entrem na água fria após ficarem expostos ao sol. O ideal é ficar um pouco embaixo do guarda-sol antes do mergulho, para evitar o choque térmico. Quem sofre com asma e rinite crônicas o problema é ainda maior e precisa ter cuidado redobrado.

Para evitar resfriados no verão, pneumologistas alertam: evite sair do sol e entrar no mar ou na piscina após longos períodos expostos ao sol.

Para evitar resfriados no verão, pneumologistas alertam: evite sair do sol e entrar no mar ou na piscina após longos períodos expostos ao sol.

Aluguel com mofo

Alugar apartamentos, ou casas, que ficaram fechados por muito tempo pode agravar a asma ou a rinite. O calor e a umidade fazem os ácaros se proliferarem mais, principalmente em ambientes fechados. Por isso, a dica é abrir bem as janelas para a circulação de ar e entrada do sol. Limpar o chão e as paredes com pano molhado e usar antimofos minimiza os riscos à saúde.

Leve a academia para a praia

Sair de férias significa ter que deixar a academia, mas isso não significa abandonar os exercícios. A dica dos especialistas é que os frequentadores peçam aos seus instrutores treinos que possam ser feitos ar livre. Esses exercícios podem usar equipamentos instalados nas praias, como barras, ou serem feitos com o auxílio de ligas elásticas.

Pratique aeróbico

Outra dica é aproveitar as lindas paisagens dos balneários brasileiros para praticar exercícios ao ar livre, como caminhadas, corridas e pedaladas. Esteja atento a escolha de equipamentos ideais. Um bom tênis é fundamental para evitar lesões e não se esqueça de alongar, principalmente, a musculatura das pernas e costas.

Aqueça antes do impacto

Esportes comuns nas praias, o futebol e o vôlei são de alto impacto, e por isso é preciso aquecer antes de entrar nas quadras. Segundo especialistas, é preciso, além de alongamentos, um aquecimento (como agachamentos ou polichinelos) para preparar o corpo para o esporte.

Uma ultima dica! É preciso se hidratar e comer bem antes e depois dos exercícios, para evitar tonturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>